Edição 76 – 10/5/2021

PEC 32/2020: Diante de cenário incerto, é preciso manter a luta


Veículos da imprensa noticiaram nos últimos dias que o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa – na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, Darci de Matos (PSD/SC), tem sinalizado que a matéria não tratará sobre regras para as carreiras típicas de Estado, como as do BC, e que o tema deve ser abordado em outro momento, por meio de lei complementar.

Ao Valor Econômico, Matos relatou encontro com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no fim de abril. Na ocasião, segundo a reportagem, o chefe da Autoridade Monetária teria manifestado preocupação com o corpo funcional da Casa no contexto da reforma administrativa em curso. Vale lembrar que esta mesma preocupação vem sendo pontuada pelo Sinal em interlocuções com Campos Neto desde os primeiros rumores acerca da reforma no atual governo.

Entretanto, o momento não sugere que possamos “baixar a guarda”, uma vez que não há qualquer garantia de que os servidores da Autarquia passarão incólumes frente às repercussões da PEC 32/2020. Ademais, é importante destacar que nossa luta se dá em defesa de todo o serviço público e, consequentemente, da sociedade brasileira. O recrudescimento e a manutenção da luta são importantes respaldos para a atuação política em defesa de nossos interesses.

Por isso, reforçamos a importância da participação de todos os servidores do BC na Assembleia Geral Nacional (AGN) virtual que o Sindicato promoverá na próxima sexta-feira, 14 de maio, a partir das 13h. A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom, no endereço https://bit.ly/3nVQ7Uw (ID da reunião: 811 9529 5427- Senha de acesso: 531885).

A AGN discutirá também outros pontos (além da reforma administrativa) da agenda dos servidores da Autarquia, como as demandas de caráter remuneratório. Confira aqui Edital de Convocação.

Participe!

Edições Anteriores
Tags:

Publicações Relacionadas:


Matéria anteriorSinal convoca servidores do BC para AGN na próxima sexta-feira, 14
Matéria seguinteHomenagem às Mães