Edição 161 – 31/8/2022

Reunião com BC e Ministério da Economia indica possíveis, mas ainda tímidos, avanços


O SINAL, o SinTBacen e a ANBCB se reuniram nesta terça-feira, 30 de agosto, com o secretário Especial do Ministério da Economia (ME), Leonardo Sultani, e com representantes do Banco Central, dentre eles o presidente, Roberto Campos Neto, a diretora de Administração, Carolina Barros, e o chefe do Depes, Marcelo Cota. O objetivo do encontro foi debater as minutas de Medida Provisória contemplando as reivindicações dos servidores da Autarquia, que estão sob análise do ME.

À mesa, os representantes dos servidores expuseram a Sultani a preocupação em a devolutiva da MP 1 – que trata da reestruturação de carreira – não ter contemplado todos os pontos da proposta original apresentada pelo BC. Além disso, foram novamente ressaltadas e criticadas as injustificáveis assimetrias remuneratórias entre os Especialistas do Banco Central e carreiras congêneres. Críticas também à demora da devolutiva sobre a MP 2, que trata da criação da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC).

O Secretário justificou alguns dos pontos elencando, dentre outros empecilhos, as dificuldades da Lei de Responsabilidade Fiscal. Observou também que ainda não conseguiu avaliar a MP 2, em razão do período eleitoral.

Sobre a demanda não pecuniária, o secretário afirmou que serão feitos estudos para avaliar possíveis alterações na Instrução Normativa, que trata do sobreaviso. Sobre mudanças na estrutura e na progressão de carreira e o nível superior dos Técnicos, Sultani se comprometeu a analisar com atenção e dar uma resposta até o próximo dia 5 de setembro.

Os avanços ainda se mostram muito tímidos. As entidades representativas indicam que seja aguardado o retorno prometido e que na Assembleia Geral Nacional (AGN) da próxima terça-feira, 6, a categoria defina os próximos passos. Desde já, o SINAL observa que será fundamental a participação de todos (ativos, aposentados e pensionistas) nos dois dias nacionais de protesto em defesa da pauta reivindicatória, marcados para 13 e 14 de setembro.

Confira aqui informativo do BC sobre a reunião desta terça-feira.

Edições Anteriores
Matéria anteriorBC prorroga, até 30 de setembro, prazo para atualização cadastral
Matéria seguinteATUALIZAÇÃO CADASTRAL: A LUTA DO SINAL-RJ JÁ COMEÇOU A RENDER FRUTOS.