Edição 167 - 13/9/2023
SINAL intensifica interlocuções no Parlamento pelas pautas gerais e específicas
O SINAL segue em tratativas no Legislativo com o objetivo de garantir recursos no Orçamento do próximo ano para o atendimento a pleitos dos servidores do BC e do conjunto do funcionalismo. Durante reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público nesta terça-feira, 12 de setembro, o presidente, Fábio Faiad, e o diretor de Relações Externas do SINAL, Mardônio Sarmento, dialogaram com diversos deputados.
O evento da Frente teve como foco o debate de estratégias de mobilização em defesa de pautas de interesse das carreiras no Congresso Nacional e de enfrentamento às ameaças em curso, especialmente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa. Na ocasião, o Sindicato e as demais entidades reafirmaram a preocupação diante da possível retomada da tramitação da proposta, após uma jornada vitoriosa na última Legislatura.
O tema também vem sendo discutido no âmbito do Executivo, onde as representações do funcionalismo buscam construir alternativas à PEC 32/2020 e cobram do governo um empenho maior para a retirada definitiva da matéria da agenda do Parlamento, conforme acordo firmado com as categorias em março.
O retorno do projeto à ordem do dia na Câmara dos Deputados vem sendo aventado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), ao longo das últimas semanas. Também em recentes declarações, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, demonstrou apoio à referida reforma administrativa, postura que o SINAL classifica como lamentável.
O Sindicato reitera a necessidade de que o chefe da Autarquia – em vez de apoiar matérias que vão na contramão da modernização do serviço público – se esforce para angariar os avanços indispensáveis à pauta específica dos servidores do BC.