Edição 65 - 9/4/2024
MNNP: governo e entidades têm encontro marcado nesta quarta-feira, 10
O SINAL comporá, ao lado de outras representações do setor público, a bancada do funcionalismo na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), marcada para esta quarta-feira, 10 de abril. O encontro, inicialmente previsto para junho, foi antecipado devido à pressão das carreiras.
Às lideranças, os representantes do MGI devem apresentar proposta acerca do reajuste de benefícios (auxílios alimentação, creche e saúde) em 2024. Na última semana, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o SINAL é membro, enviou ofício à titular do Ministério, Esther Dweck, solicitando a imediata implementação do reajuste dos benefícios (saiba mais aqui).
Também devem ser abordadas as diretrizes da pasta para a recomposição remuneratória das diferentes carreiras, inclusive se haverá ou não um índice linear. Até aqui, o governo vem insistindo que não haverá qualquer reposição no presente exercício. Vale ressaltar que, ainda no referido ofício, os signatários expressam “total insatisfação com a intenção de congelar salários em 2024” e comunicam que seguem trabalhando na busca pelos recursos necessários.
Além do SINAL e de outros membros do Fonacate, representações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e de centrais sindicais estarão presentes no encontro da MNNP.
Mais informações sobre os diálogos nas próximas edições do Apito Brasil.