Edição 277 - de 20.05.2024

PORQUE SERVIDORES DO BANCO CENTRAL DO BRASIL SOMOS CONTRÁRIOS À PEC 65

PEC 65: Não deixe de ler os dois excelentes artigos a seguir. Imperdíveis!

A busca de Campos Neto por um almoço grátis

André Roncaglia – Fonte: Folha de S.Paulo

BC deve conquistar mais legitimidade social antes de obter autonomia financeira e orçamentária

 A conveniente miopia sobre a relação Banco Central – Tesouro Nacional

Larissa Naves de Deus Dornelas – Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil

O modo como a PEC 65/2023 está concebida contribui, na verdade, para o desmantelamento da função estatal e pública que desempenha a Autoridade Monetária no Brasil

Porque servidores do Banco Central do Brasil
somos contrários à PEC 65

Nós, servidores do Banco Central do Brasil, vimos a público nos manifestar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 65/2023, que visa organizar o Banco Central do Brasil sob a forma de uma empresa pública, transformando a nossa instituição em uma pessoa jurídica de direito privado.
Em votação eletrônica realizada pelo Sindicato Nacional da nossa categoria – o Sinal -, no período de 26 de março a 02 de abril, 74,5% dos 4.574 votantes se posicionaram absolutamente contrários à proposta parlamentar.
A votação expressou, acima de tudo, o repúdio de expressiva maior parcela da categoria àquilo que consideramos uma tentativa político-ideológica do atual presidente da instituição de vilipendiar o caráter estatal da nossa Autarquia, permitindo assim uma maior influência dos interesses do mercado financeiro nos parâmetros operacionais estatais do Banco Central.
O Brasil não quer e não pode ser refém de interesses indevidos no que tange à execução de uma política monetária sólida e responsável para a economia do país, função que o Banco Central tem desempenhado, com excelência, há 60 anos.
Os brasileiros querem mais trabalho, mais investimentos e melhores serviços públicos à população, obrigações do Estado Brasileiro.
O que precisamos é de um Banco Central conectado à nação e a serviço dos interesses da coletividade, como diz a Constituição, atuando de modo transparente e ético, e não de forma alienada e opaca, distante dos poderes republicanos, como pretende este projeto que está para ser votado no Congresso Nacional.
Diante do exposto e inspirados na determinação de gerações de servidores abnegados que sempre defenderam a nossa nação no campo da economia nestes últimos 60 anos, apelamos à consciência dos senhores e senhoras parlamentares para que rejeitem a PEC nº 65/2023, tendo em vista os imensos riscos que tal projeto representa para o país e para os brasileiros.
Rio de Janeiro (RJ), maio de 2024.
Conselho Regional do Sinal-RJ.


Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL-RJ!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500.
Edições Anteriores
Matéria anteriorJá participou da campanha PIX Solidário RS?
Matéria seguintePASBC: visando reunião do Comitê Gestor, SINAL alinha demandas com representantes dos servidores