Clique no título para ler as matérias na íntegra
Edição 442 – 14.08.2025
COMO AS DEMOCRACIAS MORREM?
Quando gente deste tipo assume o poder autoritário, o único que lhes interessa, a primeira coisa que fazem é dispensar a "massa de manobra" para cuidar exclusivamente do que lhes interessa: os seus próprios interesses.
O resto é com o assessor de marketing.
E aí vai ser tarde demais, pois quando você não falou quando podia, não vai ser no regime deles que vai poder falar.
Edição 441 – 12.08.2025
A “PRETENSA” GARANTIA DO PIX
O relator da PEC 65 prossegue na sua árdua missão de entregar o BC ao controle do sistema financeiro nacional, transformando o Banco em uma entidade de direito privado. Para tal, faz malabarismos dignos de um trapezista do "Cirque du Soleil", tentando contornar todos os absurdos inerentes ao fato.
Edição 440 – 08.08.2025
NESTE DIA DOS PAIS, O SINAL-RJ PARABENIZA A TODOS OS PAIS BACENIANOS, PELA DEDICAÇÃO E AMOR QUE ESTÃO PRESENTES EM UM VERDADEIRO PAI!
Neste Dia dos Pais, o Sinal-RJ parabeniza a todos os Pais Bacenianos, pela dedicação e amor que estão presentes em um verdadeiro Pai! Para homenagear estes Colegas, oferecemos, mediante Sorteio, a um dos integrantes de nossa lista de Filiados Masculinos (afinal, mesmo quem ainda não tem um filho, tem um Pai!), uma Cesta de Café da Manhã Customizada, que faremos chegar à residência do sorteado. O Sorteio será realizado pela Loteria Federal de amanhã, dia 09.08.2025. Desde já, um Feliz Dia dos Pais! PEC-65: RUIM PARA O SERVIDOR DO BC, PIOR PARA O BRASIL! Diga pelo que você quer
Edição 439 – 07.08.2025
BANCOS BRASILEIROS PODEM PUNIR UM MINISTRO DO STF POR DETERMINAÇÃO DOS EUA?
Ou seja, entidades de direito privado, por óbvio, estão livres para buscarem os seus próprios interesses independente de outras considerações, mas é inevitável perceber que isso também significa agir contra os interesses nacionais e da população brasileira.
E neste mesmo momento, paradoxalmente, a PEC 65 quer transformar o Banco Central brasileiro em uma entidade de direito privado.
É a perda completa da soberania, ou seja, é a perda da noção do Brasil como um país de fato independente!
Edição 438 – 05.08.2025
ACORDANDO PARA O ÓBVIO: O RISCO INSTITUCIONAL DA APROVAÇÃO DA PEC 65 PARA O PAÍS
O Sinal-RJ reitera o dever do Congresso Nacional de contribuir para que o Brasil assegure e preserve sua soberania diante de pressões externas.
Essa postura passa por rejeitar projetos de reconfiguração institucional que, tal como a PEC 65, mesmo sob o pretexto de “autonomia”, criam riscos de subordinação ao capital e às diretrizes estrangeiras, porque soberania não se negocia.
Edição 437 – 31.07.2025
O Banco Central dará mais um motivo para enfurecer Trump
“O ataque ao Pix é apenas a primeira peça de um jogo de poder. Bolsonaro e Trump jogam juntos e têm um plano. Nele, o maior perdedor é o Brasil”. Tabata Amaral – Deputada Federal (PSB/SP): https://www.facebook.com/reel/776350431623071 Já comentamos porque Trump teme tanto o Pix: https://portal.sinal.org.br/publicacoes/por-que-trump-teme-tanto-o-pix/ Por este motivo, ele jamais entrará numa mesa de negociações em que o Brasil se comporte minimamente como um país soberano. E o Pix vai irritar ainda mais as empresas americanas a partir de setembro. Isso porque o Banco Central (BC) vai lançar o “Pix parcelado” nesse momento, o que, na prática, poderá substituir
Edição 436 – 29.07.2025
Por que Trump teme tanto o Pix?
O Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, em um artigo intitulado “Has Brazil Invented the Future of Money?”, nos dá pistas importantes para esse horror sentido pelo presidente americano. Ele explica: o sistema brasileiro é rápido, seguro e gratuito – por isso, tornou-se popular. Seus “problemas”: ele quebra o mito do Estado “ineficiente”, ameaça lucros financeiros parasitários e pode tornar obsoletos os bancos privados. Mas não é só isso. Segundo ele, o Pix fez o que os entusiastas das criptomoedas – entre os quais se inclui Donald Trump, que criou a sua própria – prometeram (e simplesmente não cumpriram): baixo
Edição 435 – 24.07.2025
APITO CARIOCA – QUEM SERVE A QUEM NO PARLAMENTO?
Nestes últimos meses tivemos a chance de ver mais uma vez a que interesses serve cada um dos 513 deputados federais na Câmara dos Deputados. Como sempre, não é difícil “furar” o mar de palavras bonitas produzidas e ditas para enganar os tolos. Basta ver o que fazem e o que votam e não o que falam. Há cerca de um mês, a maioria da Câmara votou um decreto legislativo claramente ilegal para tentar derrubar o decreto do governo que aumenta – correta e moderadamente – o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por tabela, atacaram a Medida Provisória que taxa