
Edição 80- 4/7/2025
Em entrevista, presidente do SINAL aponta que PEC 65/2023 não atende aos interesses da sociedade
O presidente do SINAL, Epitácio Ribeiro, concedeu entrevista na manhã desta quinta-feira, 3 de julho, ao programa Faixa Livre, no Youtube. Na oportunidade, foi reiterado o alerta sobre ameaças ao Banco Central do Brasil (BC), seus servidores e à sociedade contidas no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023.
Epitácio Ribeiro destacou que, na tentativa de vender uma suposta autonomia do BC, está sendo proposta a criação de uma instituição sem precedentes no país, o que traz uma série de riscos. Ele lembrou que o fortalecimento orçamentário e financeiro da Autarquia pode ser garantido sem alterar a natureza jurídica do BC e que o Sindicato tem buscado tratativas neste sentido.
Críticas também ao enfraquecimento das prerrogativas dos servidores, como a estabilidade constitucional, a partir da alteração do regime jurídico do Banco Central do Brasil. “A quem interessa esta mudança? Fatalmente não é à sociedade brasileira”, argumentou, ao apontar o possível aumento das pressões externas ao corpo funcional do BC.
Ainda durante a entrevista, o presidente do SINAL lembrou, dentre outros pontos, que o enfrentamento à PEC 65/2023 é parte da pauta aprovada pela categoria, tema referendado em votação eletrônica com a participação de mais de 4500 servidores.
Assista aqui à entrevista na íntegra.