Edição 436 – 29.07.2025

Por que Trump teme tanto o Pix?

O Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, em um artigo intitulado “Has Brazil Invented the Future of Money?”, nos dá pistas importantes para esse horror sentido pelo presidente americano.

Ele explica: o sistema brasileiro é rápido, seguro e gratuito – por isso, tornou-se popular. Seus “problemas”: ele quebra o mito do Estado “ineficiente”, ameaça lucros financeiros parasitários e pode tornar obsoletos os bancos privados.

Mas não é só isso.

Segundo ele, o Pix fez o que os entusiastas das criptomoedas – entre os quais se inclui Donald Trump, que criou a sua própria – prometeram (e simplesmente não cumpriram): baixo custo e inclusão financeira.

Compare os 93% de brasileiros que usam o Pix com os míseros 2% de norte-americanos – sim, apenas 2%! – que usaram criptomoedas para pagar algo ou fazer algum tipo de pagamento em 2024.

O pix desmascara completamente a ideologia da direita americana.

O Partido Republicano de Trump tem tanto medo da criação de uma moeda digital pelo Federal Reserve (Banco Central americano) que literalmente ordenou que o Fed nem pense no assunto.

A verdade é que os republicanos têm muito medo de que muitos prefiram uma moeda digital a bancos privados — principalmente, mas não só, no lugar das criptomoedas.

Ou seja, qualquer tentativa de criar uma moeda digital completamente estatal enfrentaria feroz oposição do setor financeiro.

O ódio de Trump é que ele considera o Pix como “concorrência desleal” para as bandeiras norte-americanas de cartões.

E o que é pior, outros países poderão aprender com o sucesso do Brasil e desenvolver um sistema de pagamentos digital.

Sabemos perfeitamente que política e negócios não têm barreiras na cabeça de Trump,

A primeira é continuação do segundo.

Ameaçar um país soberano, como um agiota de periferia, é o seu modo de fazer política, e apoiar gente que pense como ele e faça o que ele pede, melhor ainda.

Diante desta lição simples e cristalina, o que é a PEC 65 se não uma tentativa deste pessoal de trazer a lógica do mercado para dentro do Banco Central do Brasil?

Para eles, concorrência ao mercado financeiro se mata na raiz!

Diante disso, o que dizer sobre esses políticos que se dizem representantes do povo brasileiro, mas que no fundo só querem saber dos seus próprios interesses?

“Make América Great Again” significa “Destruam o PIX” e a capacidade do Banco Central de continuar a fazer “concorrência desleal” ao mercado financeiro.


Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL-RJ!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorAPITO CARIOCA – QUEM SERVE A QUEM NO PARLAMENTO?
Matéria seguinteO Banco Central dará mais um motivo para enfurecer Trump