Edição 514 – 10.02.2026

VITRINE CULTURAL: VIDA NO TEATRO

Para se divertir e refletir sobre a vida, recomendo dois espetáculos teatrais imperdíveis! O primeiro é A Vida Passou por Aqui, que me comoveu demais, uma das melhores peças que vi ultimamente. Trata-se da história de vida de uma mulher idosa, vítima de um AVC, contada em diálogo com seu melhor amigo e visitante regular. Companheiro de alegres noitadas em gafieiras, ele também esteve presente nas mais difíceis situações que ela enfrentou, ao longo dos anos. A dupla de excelentes atores, Cláudia Mauro e Édio Nunes, interpreta e dança um repertório musical bem variado, em perfeita sintonia, emocionando o público.

A peça tem situações engraçadas, alegres e tristes, num vaivém de altos e baixos, como a vida da personagem, que consegue resgatar o bom humor, apesar de seu declínio físico. O espetáculo diverte e emociona, porque fala de alegria e tristeza, solidão e amizade, amor e separação, saúde e doença, enfim, sobre as coisas da vida! A Vida Passou por Aqui está em cartaz no Teatro Fashion Mall até o dia primeiro de março.
Outro espetáculo impressionante é o monólogo Não Me Entrego, Não!, sobre a vida de Othon Bastos, consagrado ainda jovem por sua inesquecível atuação como o cangaceiro Corisco, no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Hoje, com 92 anos, o ator celebra sua trajetória e sólida carreira no cinema, teatro e televisão, encenando a peça escrita e dirigida por Flávio Marinho, a partir de suas próprias anotações.

É muito inspirador vê-lo no palco contando suas divertidas histórias, esbanjando competência e vivacidade, apesar da idade avançada. Há um elemento muito curioso na peça, que é a presença da atriz Marta Paret, que representa uma espécie de memória secundária, auxiliando-o com observações ou complementando suas falas, quando solicitada. A peça retorna para curta temporada no Teatro Vanucci, de 20 de fevereiro a 22 de março.
É possível comprar ingressos para ambas as peças no site da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/.
ERRATA: Na última coluna, recomendei a peça Lady Tempestade que, infelizmente, já saiu de cartaz. Encontrei no site do Teatro Poeira um anúncio sobre nova temporada ali, sem perceber que se referia à exibição de 2025. Peço desculpas por ter cometido uma desatenção que resultou na falha de recomendar uma peça já encerrada.
Simone é servidora aposentada do Banco Central do Brasil e Conselheira Regional do Sinal-RJ.
A coluna expressa opiniões da autora e não reflete necessariamente o posicionamento do Sinal-RJ.
Envie críticas, comentários e sugestões para simone.daumas@gmail.com


PEC-65: RUIM PARA O SERVIDOR DO BC,
PIOR PARA O BRASIL!

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorNível Superior para os Técnicos do BC – passo fundamental para a valorização da Carreira
Matéria seguinteFILIADOS AO SINAL-RJ AGORA TÊM ACESSO AO WELLHUB