Reunião do SINAL com o Presidente Meirelles
Recém chegado do exterior e já com outra viagem agendada, o presidente do BC recebeu ontem o presidente do SINAL, pouco antes da reunião da Diretoria do Órgão.
O encontro durou cerca de 30 minutos e constou de uma troca de impressões sobre a evolução da demandas do funcionalismo do BC (acordo salarial e equiparação salarial com a RFB, com subsídio).
A respeito das notícias recentes sobre as iniciativas do presidente Meirelles junto ao governo nesse processo, comentaram-se os aspectos relativos ao efetivo direcionamento das demandas do funcionalismo da Casa.
As expectativas dos servidores lhe foram levadas, e o Presidente Meirelles fez uma análise do cenário, evidenciando sua preocupação e empenho em ver solucionadas as questões que ora se discutem, em relação aos aspectos de remuneração dos servidores.
David Falcão fez uma exposição ao Presidente-Ministro quanto à oportunidade ímpar que se apresenta de se resolverem as distorções no quadro remuneratório dos servidores do BC, com a adoção da remuneração por subsídio.
Citou que as principais carreiras do topo do Executivo já aderiram a ela, que é a modalidade mais justa, simples de implantar, eficaz, legítima – porque aprovada pela maioria absoluta dos servidores da Casa – e ainda é a opção mais viável, do ponto de vista orçamentário.
Disse que a superação, dessa maneira, dos impasses salariais, nos levarão a outro patamar qualitativo na Organização. Fez referência também a dois trabalhos enviados ao Diretor de Administração, Anthero Meirelles, e a Isaac Sidney Ferreira, Chefe de Gabinete da Presi, e que embasam essas afirmações (um conjunto de planilhas e uma apresentação em PowerPoint).
Falou em seguida da decisão do SINAL de realizar evento comemorativo dos 43 anos do BC. Ficou-se de estabelecer, mais adiante, uma data mais oportuna, e o Presidente do BC confirmou sua presença no evento.
Também estiveram presentes à reunião o Chefe da Dirad e o Chefe de Gabinete do Presidente.