Subsídios (sem trocadilhos) do SINAL para CAE são sucesso
Aconteceu ontem a sabatina dos três novos diretores do BC pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado. A Comissão aprovou, por unanimidade, os nomes dos três novos diretores indicados para o Banco Central.
Anthero de Moraes Meirelles, indicado para a Diretoria de Administração, Alvir Alberto Hoffmann, para a Diretoria de Fiscalização, e Maria Celina Berardinelli Arraes, indicada para ocupar a Diretoria de Assuntos Internacionais, responderam a diversas perguntas dos senadores, como as que tratavam da cobrança de tarifas bancárias, da competitividade no setor bancário brasileiro e da fiscalização dos bancos pelo BC.
Muitas dessas perguntas foram baseadas no trabalho elaborado pelo SINAL e entregue ao presidente da Comissão, senador Aloízio Mercadante (PT-SP), e aos demais parlamentares membros da CAE. O documento serviu de base para toda a discussão e a sessão de sabatina foi acompanhada pelos conselheiros do sindicato.
Durante a sessão, Anthero de Moraes Meirelles, que ocupará a Diretoria de Administração, falou da importância de o Banco Central manter contato permanente com o Ministério do Planejamento.
Comprometeu-se a levar ao presidente do BC, Henrique Meirelles, o pedido do Senador Mercadante no sentido de receber os representantes dos servidores do Banco para discutir os problemas da categoria. Anthero destacou ainda a importância do diálogo com toda a categoria, incluindo a Diretoria Colegiada do Banco.
O senador Aloízio Mercadante agradeceu a participação do SINAL na sabatina, subsidiando os parlamentares com elementos técnicos para as perguntas feitas aos novos diretores do Banco Central. Qualificou esse trabalho como uma "participação cidadã".
O documento foi produzido por conselheiros do SINAL ao longo dos últimos dias, fruto do trabalho e da compilação de mais de 150 mensagens do funcionalismo, para contribuir com os debates.
O SINAL se sente gratificado no reconhecimento desse esforço e agradece tanto aos colegas que viraram madrugadas elaborando-o quanto àqueles que enviaram sugestões de perguntas. Essa atuação não ficará isolada: há muitos temas nacionais que dizem respeito às atribuições do BC, e com os quais o SINAL pretende contribuir.
A sabatina foi matéria de capa de vários jornais. Você pode ler a íntegra do que foi dito clicando nos links abaixo.