Edição 41 - 16/05/2005

Que cara você gostaria que o “seu BC” tivesse ?

Em nome de uma face que seja visivelmente simpática ao Consumidor Bancário, os servidores do BC estarão promovendo amanhã um Dia Nacional de Luta pela Ampliação do Atendimento ao Público.

O SINAL confeccionou e distribuiu pelas regionais panfletos para distribuição à população. Nele, explica o que são as CAPs, para que servem, e o que têm feito desde sua implantação no Banco Central.

Ali, denuncia também a pretendida desativação das Centrais pelo BC, em detrimento do cidadão brasileiro. Cogita-se de um "aparato" telefônico para substituir o atendimento pessoal nas diversas regionais do BC em todo o país.

Quem perde com isso é a população, porque as Centrais de Atendimento ao Público do BC são o "bispo" a quem os consumidores bancários ainda têm para recorrer.

Que são pessoas físicas, sozinhas, desconhecedoras da normatização bancária, ante o aparatoso e biliardário sistema financeiro que só se interessa por captar o dinheiro da população, sem lhe oferecer a recíproca de bons serviços e atendimento?

O SINAL já adotou algumas medidas contra o desmonte das Centrais. Fez uma denúncia ao Ministério Público Federal e ao Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, ambas através de sua regional em Porto Alegre.

Protocolizou denúncia formal ao Congresso Nacional, através da Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal.

Realizará um fórum sobre o tema no final de junho próximo e, amanhã, dia 17 de maio, promove o Dia Nacional de Luta pela Ampliação do Atendimento ao Público no BC.

Certifique-se do horário da manifestação na sua regional e mobilize-se! Distribua panfletos! Defenda a sociedade, no que respeita aos assuntos afetos às atribuições do Banco Central.

Hoje, somos conhecidos e antipatizados pela única face visível do BC, mensalmente exposta nos jornais: o aumento sistemático dos juros pelo COPOM.

Ajude a mudar "a cara" do Banco Central. Cidadania é bom e a gente também gosta !


A esse propósito, eis o texto que saiu na Folha, no sábado

(coluna Mercado Aberto do Caderno Dinheiro da Folha de S. Paulo sobre o ato (pg. D2).

"PROTESTO – O sindicato dos funcionários do Banco Central de São Paulo fará uma manifestação na próxima terça-feira contra a extinção das Centrais de Atendimento ao Público do BC, que serão substituídas em agosto, em todo o país, pelo serviço telefônico 0800. O ato acontecerá na avenida Paulista, em frente ao banco Real ABN-Amro. Para o sindicato, o fim das centrais significa que os cerca de 600 mil atendimentos anuais vão se transformar em "denúncia vazia"."


Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCAMPANHA SALARIAL 2005 / AÇÃO JUDICIAL FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO
Matéria seguinteDia Nacional de Paralisação dos Servidores Públicos Federais