Edição 0 - 11/05/2004

A IMPORTÂNCIA DO BANCO CENTRAL E DO SEU CORPO FUNCIONAL

Ao funcionalismo do Banco Central

O Conselho Nacional do SINAL comunica a todos que fez publicar, na Folha de SÆo Paulo no dia de hoje, 11.5.04, um Manifesto … Na‡Æo, em que ratifica aos brasileiros a importƒncia do Banco Central no cen rio econ“mico do pa¡s, bem como d  conta da injusta, mas j  antiga e articulada, campanha de desqualifica‡Æo contra seus servidores.

Referido manifesto, abaixo reproduzido, reitera a importƒncia do trabalho no BC na vida cotidiana do cidadÆo num momento em que seu funcionalismo, altamente qualificado, tem "reajuste 0" em seus vencimentos, h  anos aviltados por uma pol¡tica econ“mica que privilegia o ajuste fiscal.

O Conselho Nacional do SINAL considerou oportuna essa manifesta‡Æo, dentro das atividades programadas em conjunto com o funcionalismo do BC, para levar ao governo a not¡cia de sua insatisfa‡Æo com a forma como vˆm sendo conduzidas as negocia‡äes salariais para o seu pessoal .

Confirme o seu apoio a essa programa‡Æo, comparecendo …s assembl‚ias a serem realizadas hoje, em todo o pa¡s, nos hor rios e locais divulgados ontem no Apito Brasil.

—————————————

"O Banco Central ‚ presen‡a constante nos notici rios, a imprensa d  amplo destaque …s reuniäes do Comitˆ de Pol¡tica Monet ria do BC, mas, ainda assim, a sociedade nÆo sabe a importƒncia dessa institui‡Æo.

ÿ

Muito mais do que definir a taxa de juro b sica da economia, cabe ao BC manter a infla‡Æo sob controle, impedindo que o imposto inflacion rio volte a incidir sobre a popula‡Æo mais pobre. O BCÿregula a liquidez do sistema banc rio e tamb‚m do mercado de divisas, exercendo papel fundamental na conten‡Æo das crises do mercado financeiro. Sem a atua‡Æo competente dos funcion rios do BC, o real sofreria uma deprecia‡Æo ainda maior durante a crise de 2002.

O Banco Central ‚ respons vel tamb‚m pela administra‡Æo das nossas reservas cambiais, pela fiscaliza‡Æo e elabora‡Æo de normas do sistema financeiro, pela emissÆo e distribui‡Æo do meio circulante, pela liquida‡Æo das transa‡äes financeiras, entre tantas outras fun‡äesÿessenciais para a sobrevivˆncia daH  mais de uma d‚cada, uma campanha persistente contra o funcionalismo tenta desqualificar o trabalho dos servidores. Mas, antes de serem privilegiados, esses agentes de Estado exercem fun‡äes privilegiadas.  fundamental que sejam bem remunerados, est veis, e que pautem sua atua‡Æo por valores ‚ticos, o que implica, acima de tudo, no respeito ao patrim“nio p£blico.ÿÿ

No entanto, o BC nÆo tem assegurado a seus funcion rios um sal rio compat¡vel com a sua importƒncia estrat‚gica. A institui‡Æo vem perdendo quadros para outros ¢rgÆos p£blicos e para a iniciativa privada, isso depois de trein -los e muni-los de informa‡äes vitais para a estabilidade da economia brasileira.

Assegurar uma remunera‡Æo condizente para esses servidores significa, sobretudo, zelar pela riqueza da Na‡Æo, preservando a estabilidade da economia e da poupan‡a dos brasileiros. Os servidores do BC vÆo fazer, no dia 12 de maio, uma paralisa‡Æo, a n¡vel nacional, de advertˆncia ao governo, em protesto contra a sua pol¡tica salarial que os deixou de fora do reajuste anual do funcionalismo federal."

ÿ

ÿ

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorESTAMOS EM CAMPANHA SALARIAL !
Matéria seguinteBacen escolheu o caminho da Unidade !