Edição 74 - 26/05/2008

SINAL propõe debate sobre tarifas bancárias


Nascido de uma provocação do servidor Wagner Bueno Cateb ao SINAL-BH, um grupo de estudos técnicos, com componentes da regional, vem, desde o início de abril, desenvolvendo trabalhos sobre a questão das tarifas bancárias.

A idéia que norteia a ação do grupo é criar uma linha de debates, dentro de uma metodologia específica, de forma a envolver os servidores do BC em todo o País, dando voz e opinião ao funcionalismo da Instituição. Tudo no contexto de uma discussão democrática, disciplinada, permanente e qualificada, sobre temas de interesse da sociedade brasileira e relacionados ao papel do Banco Central do País.

O resultado do trabalho proposto deverá, ao final, em notas técnicas consolidadas, refletir melhor os anseios e as convicções do funcionalismo em relação ao tema. O objetivo é sua divulgação, pelo SINAL, fora do âmbito do BC, em favor do debate nacional.

Com a disseminação de trabalhos técnicos que possibilitem ao SINAL o posicionamento político em relação a temas de interesse da sociedade brasileira, espaços serão ocupados pelo Sindicato, em nome de seus representados, favorecendo também a luta pelas nossas causas corporativas.

A escolha da questão das tarifas bancárias, para iniciar todo o processo de discussão, deve-se ao fato de ser um tema de relevância para a sociedade brasileira, de grande discussão atual e sobre o qual o funcionalismo do BC deve ter algo a dizer.

O objetivo é retomar a discussão, a partir de trabalho sobre o tema, apresentado pelo SINAL na audiência da CAE – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, realizada em 16.10.2007.

Naquela ocasião, o funcionalismo do BC foi amplamente elogiado pelo presidente da Comissão, senador Aloizio Mercadante (PT-SP),  por sua atitude de participação e pelo trabalho resultante de contribuições dos servidores.  Vale lembrar que o  trabalho se colocou como único contraponto às teses da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, ali representada pelo seu presidente.

Nova normalização a respeito – responsabilidade da Instituição onde trabalhamos -, foi editada, passando a ter seus efeitos práticos recentemente.  Ela foi fruto de ampla discussão em 2007, com formação de grupo de estudos na Comissão de Defesa do Consumidor – CDC da Câmara Federal, envolvendo agentes do Congresso, do governo e da sociedade organizada.

O assunto é recorrente e, mais do que nunca, requer a nossa participação, razão pela qual estamos convocando todo o funcionalismo para um debate nacional.

Queremos, como dito acima, dar voz e opinião não só aos profissionais, mas sobretudo aos cidadãos que escolheram trabalhar no Banco Central.

Portanto, convocamos todos para o debate no blog do SINAL, a partir desta data, no site www.sinal.org.br, na forma das notas técnicas sobre o tema e a metodologia a ser utilizada, que você pode acessar aqui.

Participe. Vamos iniciar a construção de um novo caminho, a ser aberto pelo funcionalismo do Banco Central do Brasil.

SINAL – Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorCIPA no serviço público: colabore com a regulamentação 
Matéria seguinteDeu na imprensa …