Reunião no MPOG para apresentação de minuta do acordo
Conforme anunciamos no Apito Brasil Extraordinário de ontem, comparecemos à SRH/MPOG para a reunião em que tomamos conhecimento da minuta do acordo, elaborada por aquela Secretaria, e submetida à apreciação das entidades sindicais.
Antes da reunião, houve um impasse. O Secretário Duvanier Paiva só admitia a presença de dois representantes por entidade sindical, com o que não concordamos. Os motivos vão desde o direito de os dirigentes sindicais acompanharem e colaborarem com a análise do texto, bem como à observação do princípio democrático da proporcionalidade de representação de cada entidade.
O impasse foi superado com os seguintes procedimentos:
a) todos os sindicalistas se reuniriam em uma sala onde receberiam a minuta para a prévia análise do texto;
b) no prazo de 30 minutos o governo (BC e SRH) seria chamado para conhecer as mudanças que as entidades tivessem a oferecer.
Cada entidade sindical recebeu duas vias da minuta do acordo em papel e, em conjunto, passou a analisar cada cláusula.
As alterações no texto foram feitas, com caneta, quase todas consensuais, e entregues ao Secretário Duvanier no final da reunião.
O Secretário e os representantes do Banco (Miriam de Oliveira e Nilvanete Costa) estiveram na sala somente quando da entrega da minuta aos sindicalistas, e no ato do recebimento do documento com as sugestões da bancada sindical.
Sobre a ausência dos anexos referentes às tabelas, Duvanier Paiva, em conversa informal com os três sindicatos, disse que ainda poderá fazer algumas melhorias, a depender do acordo que vier a ser fechado a Unacon.
Marcamos então a data de assinatura do acordo para quarta-feira, em horário a ser comunicado posteriormente.
O SINAL esteve representado por David Falcão, Paulo Calovi, Auriel Marques, José Manuel Bernardo, Sandra Leal, Vera Mirna Schmorantz (advogada do SINAL) e Eunice (assessora de Comunicação).
A íntegra da minuta do acordo você encontra nesta edição.