23 de agosto de 2010: posse dos novos concursados
Estão tomando posse hoje, em todas as regionais do Banco Central país afora, os quinhentos funcionários aprovados no último concurso para o Órgão.
O Sinal tem muitos motivos para comemorar o fato.
Empenhou-se pela realização do certame, junto às autoridades competentes, durante pelo menos dois anos (2008/2009).
Tem consciência de que as lutas que conduziu pelos mais recentes reajustes salariais levaram o funcionalismo do BC a um substancial patamar remuneratório, o que evitará a evasão desses novos valores funcionais para outras posições no serviço público.
Além disso – e esse é um trabalho que não se encerra aqui – orgulha-se de ter contribuído para garantir o início de reposição do trabalho qualificado de que o BC necessita, em função da perspectiva de aposentadoria, até o final de 2013, de 40% do quadro funcional atual.
Tivemos contato próximo com esses novos concursados: durante a etapa dos Cursos de Capacitação, mantivemos, junto com a Fenasbac, um "posto avançado" de atendimento de suas necessidades, durante a estadia em Brasília.
Pudemos constatar sua capacidade e vontade de arregaçar logo as mangas para atuar no BC: a ansiedade da maioria com relação à data da posse fez transparecer seu orgulho por haverem ingressado no Banco.
Nós, "sauros", "fraldões" e (alguns ainda) "fraldas", conhecemos bem esse sentido de pertencimento. Se nos voltarmos para o dia de nossa própria posse, poderemos empatizar o que sentem hoje nossos novos colegas.
É o sonho realizado, é um projeto de vida que se inicia – ou que continua, agora melhor -, é o prêmio que resultou de um grande esforço pessoal.
O Sinal deseja que se sintam à vontade desde esse primeiro dia, e sabe que os "da Casa" os ajudarão nesse envolvimento.
Que se encontrem, como servidores públicos, com as metas e compromissos do BC; que se sintam bem em servir à sociedade no que lhes couber; que busquem e consigam boas oportunidades de crescimento na carreira hoje iniciada.
E que sejam combativos na luta pelos interesses do funcionalismo!
O Sinal tem uma satisfação muito grande por haver contribuído para estarem hoje entre nós, e espera poder continuar a atende-los todos em suas mais profundas aspirações.
Colegas de 2009, sejam bem-vindos !