Seminário sobre Previdência em Porto Alegre
Ontem e hoje, em Porto Alegre, está acontecendo o Seminário “Justiça Previdenciária – os Rumos da Previdência Pública Brasileira”.
Participam dele Sérgio Belsito, Presidente do Sinal, Cleide Napoleão, Diretora para Assuntos Previdenciários do Sindicato, Eduardo Stalin, coordenador do tema do Grupo D – Previdência, da 24ª AND, e Paulo Calovi, Presidente do Sinal-Brasília.
O evento está sendo promovido pela Associação dos Magistrados do Brasil, em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Seu objetivo é dar início a uma discussão, entre as entidades de servidores, no sentido de se criar uma frente de defesa e luta a favor da previdência pública no Brasil.
A Previdência Pública, para Mozart Valadares Pires, presidente da AMB, “… significa garantia e tranqüilidade a toda a sociedade brasileira”. Ele considera que é preciso dar continuidade a essa discussão, para a qual precisam ser aprovados estudos técnicos.
Para o presidente da Ajuris e vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, precisa haver uma nova discussão sobre a Reforma da Previdência, pois “O assunto ainda continua pendente. Precisamos abrir esse debate, mostrar a necessidade de um aprofundamento maior do tema”.
Como várias vezes temos mostrado em edições do Apito Brasil, o tema é polêmico e controverso.
De um lado, o governo, acompanhado pela mídia, alardeia um déficit previdenciário que deixa a sociedade, provavelmente, de cabelo em pé.
De outro, estudiosos da matéria, especialistas em Previdência Pública, negam o “buraco” nas contas, e propõem soluções alternativas para o problema.
É essa discussão, séria e sem conotação política, que deve ser levada adiante, e para a qual a AMB está convocando as entidades dos servidores.
No site da AMB, clicando-se no banner relativo ao Seminário, pode-se assisti-lo ao vivo durante o dia de hoje.
Novas notícias serão divulgadas aqui.
Fontes: Sinal Nacional e www.amb.com.br