Sistema Financeiro Nacional e exclusão financeira
Pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada levanta dados que confirmam a exclusão financeira de grande parte da população, como apontou o Projeto 192 do Sinal.
O Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) é um novo tipo de pesquisa domiciliar do IPEA que pretende balizar a avaliação dos serviços de utilidade pública por parte da população brasileira.
O Sistema pretende fornecer dados primários em nichos específicos de atuação, entre os quais os bancos comerciais, públicos e privados.
Objetivaram-se, nessa pesquisa específica, os serviços que os bancos oferecem, a exclusão bancária de parte da população e o entendimento da sociedade sobre as principais funções de um banco.
O relatório do SIPS que trata do assunto – Bancos: exclusão e serviços – traz espantosas revelações sobre a visão dos entrevistados.
1) 62% dos cidadãos acreditam que as instituições bancárias têm como principal função movimentar e guardar dinheiro;
2) 39% dos brasileiros não têm conta em banco;
3) 4,5%, apenas, enxergam o empréstimo de dinheiro como papel principal dos bancos.
Jorge Maranhão, criador da Voz do Cidadão – Instituto de Cidadania, faz uma ligação entre os resultados do estudo do Ipea com os objetivos do Projeto 192 do Sinal, e cita Sérgio Belsito, seu Presidente, no boletim da rádio Globo levado ao ar no último sábado (15 de janeiro).
No mesmo boletim, Maranhão faz, mais uma vez, referência à cartilha Sistema Financeiro Cidadão, elaborada também pelo Sinal, que procura conscientizar para a importância de transformar todo o conceito do sistema financeiro e torná-lo mais próximo dos cidadãos.
Ouça o boletim, e leia os trabalhos. Você vai gostar das conclusões da pesquisa, e da Cartilha, bem didática, elaborada pelo Sinal.