Sinal apresenta resultado da pesquisa “Avaliação do ambiente de trabalho e do assédio moral no Banco Central”
“[…] toda e qualquer conduta abusiva e persistente, manifestando-se, sobretudo, por comportamentos palavras, atos, gestos ou textos escritos, que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em risco o seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.”
Após ouvir essa definição de assédio moral, 901 colegas começaram a responder ao extenso questionário da pesquisa encomendada ao Prof. Luiz Antonio Slongo, professor adjunto do departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A realização da pesquisa foi decidida pelo Conselho Nacional do Sinal em função da necessidade de atuarmos institucionalmente e com informações baseadas em levantamentos criteriosos, no sentido de identificar, prevenir e coibir o assédio moral na nossa instituição.
Para tanto, optamos por uma definição mais ampla de assédio moral e avaliamos em profundidade diversas dimensões do ambiente de trabalho que influenciam no surgimento daquele comportamento. A pesquisa, portanto, nunca teve a pretensão de identificar casos individuais de assédio.
E os resultados são bastante interessantes e reveladores:
- 37% dos funcionários entrevistados consideraram que há indícios de assédio moral no ambiente de trabalho do Banco Central;
- há grande disparidade na percepção de assédio moral por regional. BH e SP apresentam números bem acima da média, conforme a tabela abaixo:
- os funcionários com tempo de trabalho entre 10 e 15 anos percebem com mais intensidade os indícios de assédio moral no Banco Central, quando comparados com os demais funcionários (48,6%):
A pesquisa completa, bem como os resumos dos resultados por regional e departamento, podem ser acessados nos links abaixo.
Lembramos que as regionais de Belém, Fortaleza e Salvador, em função do baixo universo de servidores, são tratadas em bloco para efeitos estatísticos. E somente alguns departamentos tiveram as informações consideradas à parte.
– Relatório Regional Belo Horizonte
– Relatório Regional Porto Alegre
– Relatório Regional Rio de Janeiro
– Relatório Regional São Paulo
– Relatório Regionais Belém / Fortaleza / Salvador
– Resultado Segmentados por Departamentos
A fim de melhor esclarecer o funcionalismo sobre os resultados da pesquisa, relativamente complexa e dedicada a um tema controverso e bastante novo no serviço público, o Sinal decidiu organizar uma apresentação completa da pesquisa na TV Bacen. O evento ocorrerá a partir das 10h00 da próxima sexta-feira, dia 25.2, com a presença do coordenador da pesquisa, Prof. Luiz Antonio Slongo.
Estamos certos de que a pesquisa servirá de verdadeiro guia para ações de melhoria dos padrões gerenciais e de relacionamento no BC e do ambiente de trabalho. E quem sabe, um dia, a palavra “assédio moral” saia do vocabulário da instituição.
TV BACEN – ASSÉDIO MORAL – 25.2 – 10h00
NÃO PERCA!!!