Reunião na Câmara
Aconteceu ontem, às 16h, na Câmara Federal, reunião com o Deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), para tratar da suspensão do concurso no BC, e de eventuais providências a serem tomadas pelo Sinal para reverter a recente decisão do governo no que tange, especificamente, à necessidade emergencial de reposição de quadros na Instituição.
Compareceram à reunião Sérgio Belsito, Presidente do Sinal, Paulo Eduardo de Freitas, assessor do Sindicato, José Manoel Rocha Bernardo, conselheiro do Sinal-DF e do CN do Sinal e Sandra Leal, assessora do Sinal.
Guilherme Solino e Cleusa Pitanga, dois dos aprovados remanescentes do último concurso, também foram ao encontro.
Diga-se, por ser de justiça, que o grupo integrado por ambos – aprovados não convocados pelo BC – vem atuando em bloco, intensamente, no Congresso Nacional.
Tanto no que tange a interesses diretos (sua convocação imediata, conforme já solicitado pelo BC e pelo Sinal ao governo) como na defesa da Instituição em que esperam, entusiasmados, ingressar.
De notar que, quando chegaram ao seu gabinete, nossos representantes encontraram o deputado sensibilizado pelo Editorial do Apito Brasil nº 30, que tinha em mãos naquele momento, e trata da perspectiva de “morte” do BC em 2014.
Em parte por conta dessa leitura, o Deputado recordou sua atuação no Congresso, em 1999, contrária à "reestruturação" levada a cabo naquele ano.
Reconheceu também o processo de esvaziamento de estruturas e atividades no BC, e se dispôs a assumir essa batalha para reposição de quadros.
Avelino é favorável a uma presença mais abrangente do BC no território nacional, com a assunção de serviços que a sociedade demanda do Órgão nos dias que correm.
Além de se comprometer a um pronunciamento no Plenário sobre o assunto, ficou de examinar a melhor estratégia de ajuda na tarefa proposta.
Na ocasião, entregamos, também, o livro resultante do Seminário realizado em São Paulo sobre o artigo 192, que deverá ser lançado, em breve, no Congresso.