Edição 138 – 10/9/2015

Fórum dos SPF encaminha continuidade da luta pela Campanha Salarial 2015


Em reunião ampliada nesta quarta-feira, 9, entidades apresentaram calendário que faz prever longa luta pela pauta geral

Entidades que compõem o Fórum dos SPF promoveram reunião ampliada nesta quarta-feira, 9 de setembro, em Brasília. Em pauta, a análise da conjuntura inerente à Campanha Salarial 2015 e os encaminhamentos para a continuidade da luta nas próximas semanas. Pelo Sinal, acompanhou os trabalhos o Conselheiro Nacional Natalino Sakamuta.

Cientes da urgência para a finalização das tratativas salariais e insatisfeitas com a proposta já oferecida pelo Ministério do Planejamento (MPOG), as entidades consentem que o momento requer intensificação da unidade. Há o entendimento de avanço com relação à quebra da plurianualidade na proposta, uma vez que o governo já apresentou a algumas entidades a possibilidade de reajuste em apenas duas parcelas, porém com redução na expansão da folha para 10,8%, o que representaria, aproximadamente, o pagamento das duas primeiras partes do acordo inicialmente oferecido (5,5% para 2016 e 5% para 2017), arrocho considerado intolerável pelos presentes. A inflação devida de 2010 a junho de 2015, já descontadas as parcelas concedidas, foi de 19,7%.

Como encaminhamentos, o Fórum propõe a produção de uma nota, endossada pelas representações sindicais, a ser entregue a parlamentares (federais, estaduais e distritais), solicitando apoio aos pleitos unificados; exigir do governo a reposição inflacionária de 2015 na proposta de reajuste; promover atos nos estados na próxima semana; indicativo de marcha em Brasília no próximo dia 22; reivindicar respostas do MPOG, em audiência, até esta sexta-feira, 11, e permanecer vigilante ao processo negocial.

Telefone desligado, ou fora da área de cobertura

Ainda nesta quarta-feira, após a reunião ampliada, os servidores se mobilizaram à porta do MPOG, para reivindicar o agendamento de nova reunião negocial com o órgão. A assessoria da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) atendeu a alguns representantes do Fórum e afirmou que tentaria contato com o secretário Sérgio Mendonça, que estava em viagem.

Minutos mais tarde, a resposta foi de que Mendonça não atendeu às ligações, pois seu telefone celular estaria sem sinal. O Fórum dos SPF então entregou à assessoria da SRT documento exigindo que o governo volte à mesa negocial com os servidores o mais breve possível.

As entidades voltam a se reunir na próxima terça-feira, 15.

 

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguinteGrande esforço, alguns avanços