Sinal presente!
O Sinal participou nesse final de semana da reunião ampliada promovida pelo FÓRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS, em Brasília, dando continuidade a nossa luta sindical.
Estiveram presentes representantes da Executiva Nacional do Sinal e de regionais, com delegação de 15 colegas, dentre os quais 5 representantes do SINAL-RJ.
Na avaliação de conjuntura e de cenários realizada no evento, a confirmação, já de nosso conhecimento de que o ano em curso trará grandes desafios para os servidores; para o serviço público e para os trabalhadores em geral.
A conjugação da existência atual de um Congresso altamente conservador, com grande instabilidade política e econômica, sinalizam que o ajuste fiscal pretendido pelo Governo atingirá fortemente a classe média e as classes de poder aquisitivo mais baixo, além da continuidade do desmantelamento do serviço público.
O consenso de que devemos unir nossas forças para atuar no Congresso, resultou na proposta de criação de calendário com priorização de temas que serão examinados.
A retomada do trabalho para a aprovação da PEC 555, o combate a nova reforma da previdência e a perda de direitos, bem como lutar para evitar a maior carga do Imposto de Renda na Fonte sobre os assalariados foram alguns destaques.
O empenho para a regulamentação do direito de greve e a negociação coletiva dos servidores públicos também catalisaram forças.
O esforço para manter as mesas de negociação setoriais em funcionamento também será um objetivo.