Edição 16 – 17/2/2016

Reunião no Instituto Mosap debate estratégias de mobilização para 2016


Em reunião nesta terça-feira, 16 de fevereiro, em Brasília, o presidente do Instituto Mosap, Edison Haubert, conclamou entidades sindicais debateram estratégias de mobilização para a defesa dos pleitos de aposentados e pensionistas em 2016. PEC555/2006 e a preocupação com a escalada de restrição a direitos dos trabalhadores ditaram a tônica dos discursos das lideranças. José Leite, diretor de Assuntos Previdenciários, e Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas, representaram o Sinal no encontro, que contou com boa participação, acompanhados da diretora de Relações Sociais pela regional Brasília, Josina de Oliveira.

DSC_0063 (Small)

A PEC555/2006, que extingue gradativamente a contribuição previdenciária de servidores aposentados e pensionistas, foi o primeiro assunto em pauta. Nos próximos dias deve ser lançado um portal online para engrossar a reivindicação acerca da matéria. Na avaliação das entidades, apesar do momento desfavorável, devido ao constante contingenciamento orçamentário, está mais do que na hora de iniciar as atividades em prol da demanda. “O que não podemos é ficar sem fazer nada”, ponderou Leite.

O diretor de Assuntos Previdenciário do Sinal, afirmou ainda ser necessária atenção a uma série de propostas que ameaçam os servidores, como a já anunciada Reforma da Previdência. “Precisamos trazer a público as constantes perdas impostas e a perspectiva preocupante. Fazer uma ponte entre a PEC555 e a Reforma que nos rodeia, desmontando a falácia de a Previdência ser deficitária”, considerou, recordando da audiência pública no último dia 4, no Senado Federal.   

As entidades estudam a promoção de um movimento expressivo pelas redes sociais e a mobilização no Congresso Nacional, além de manifestação por meio da imprensa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC em alerta
Matéria seguinteConvocatória para Reunião Ordinária Conjunta do Conselho Regional e da Diretoria Executiva Regional de Brasília amanhã