Edição 120 – 12/8/2016
Mesa de Negociação no BCB
Em reunião com a Comissão Estratégica do Banco Central nesta quinta-feira, 11 de agosto, Daro Piffer, presidente nacional, e Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas do Sinal, cobraram o empenho da Autarquia para a resolução de demandas dos servidores da Casa, algumas ainda pendentes do acordo assinado no fim de 2015. Dirigentes do SinTBacen e do Sindsep também participaram do encontro.
Os representantes do BC à mesa informaram que buscam contato com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Augusto Akira Chiba, para tratar do veto presidencial ao nível superior para o cargo de Técnico. A medida configurou claro descumprimento dos termos firmados com os servidores na última campanha salarial. A Comissão reiterou o compromisso de, “dentro dos limites institucionais”, lutar pela reversão do quadro.
Com relação ao reajuste dos celetistas da ativa, a SEGRT, após reunião com o Sinal no mês passado, solicitou, novamente a documentação necessária, já encaminhada, segundo a Comissão. O BC aguarda agora os devidos encaminhamentos do MP referentes ao pleito.
Em pauta na reunião desta quinta, também, a compensação pelos dias de parados em julho. Segundo os interlocutores da Autarquia, na próxima semana o assunto será tratado com o Planejamento. Na ocasião, o BC apresentará proposta acordada com as representações sindicais, em pacto semelhante ao estabelecido com o Sinal após a paralisação de outubro de 2015.
Aproveitando a ocasião, a chefe do Depes confirmou que já encaminhou para apreciação judicial os cálculos dos quintos, que poderão beneficiar cerca de 1300 servidores, um terço dos quais da ativa.