Edição 182 – 6/12/2016

Reforma da Previdência


Na mesma noite de segunda feira em que o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) era judicialmente afastado da linha sucessória e dava passo a Jorge Viana (PT/AC) assumir a presidência do Senado, o Chefe do Poder Executivo fazia protocolar na Câmara Federal, às 23h58, a Proposta de Emenda Constitucional de reforma da previdência, que já recebeu o número de PEC 287/2016 (versão não oficial).

Já na manhã de hoje o governo apresentava publicidade nos órgãos de imprensa sob o título “Reformar para não acabar”, deixando nas entrelinhas indícios de sua verdadeira intenção quanto ao trabalho dos brasileiros.

A previdência é superavitária. Recursos da seguridade social têm sido desviados para outras finalidades e desonerações têm prejudicado o caixa previdenciário. Mas nem isso a torna um problema fiscal nos dias de hoje. Assista e vejo o porquê:

romba-previ-youtube

O que era anunciado está consignado na proposta apresentada, que poderá seguir ainda hoje para uma comissão especial: mais contribuição e menos benefício, tanto para o trabalhador da iniciativa privada como para o servidor público.

Muito podem tirar, mas nunca a capacidade de indignar-se contra a vontade da Casa Grande. Trabalhamos para fazer deste imenso país uma grande nação. Em que possamos na melhor idade usufruir daquilo que juntos construímos.

Edições Anteriores
Matéria anteriorRepresentantes dos servidores no Comitê Gestor do PASBC se manifestam
Matéria seguintePalavra do Filiado