Ajuste restaurará o crescimento sustentável, diz BC

    Em palestra realizada no fim de semana na 85ª Assembleia Geral Anual do Banco de Compensações Internacionais (BIS), na Basileia, Suíça, o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou que a “recuperação do consumo deverá ocorrer a um ritmo moderado e sustentável” acompanhada pela expansão do crédito sustentável e com um crescimento baseado no investimento. 

    Em seu discurso, que foi disponibilizado no site do BC, Tombini frisou que o Brasil está passando por um período de ajuste para reduzir as vulnerabilidades internas e externas, colocar a dívida pública numa trajetória descendente e fazer com que a inflação convirja para o centro da meta, que é de 4,5% ao ano, até o final de 2016. 

    “Este processo de ajuste tem um preço sobre o crescimento a curto prazo, mas é a chave para restaurar o crescimento sustentável nos próximos anos”, destacou o presidente do BC em apresentação concentrada nos efeitos da transmissão da política monetária no crédito e na demanda das famílias a partir de uma perspectiva de mercado emergente. 

    Na avaliação do presidente do BC, os movimentos das expectativas da taxa de inflação e política monetária se traduzem em mudanças nas taxas de juros dos empréstimos, o que tem impacto no consumo das famílias. 

    Neste contexto de ajuste na economia, conforme Tombini, as famílias estão ajustando seus balanços de forma ordenada, moderando o consumo e a aquisição de novos créditos. Apesar desse cenário, segundo o presidente do BC, a taxa de inadimplência do sistema financeiro se manteve baixa e o setor bancário permanece bem capitalizado e provisionado.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorProposta “indecorosa”
    Matéria seguinteCâmara restringe acesso a informações