ALE e servidores do Banco Central avaliam instalação de uma unidade local

    Manaus – A instalação da Superintendência Regional do Banco Central (BC) em Manaus será debatida em audiência pública, na próxima segunda-feira, na  Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

    O evento contará com a participação do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinai) e de um representante da autoridade monetária.

    “O órgão, que deveria ser o motor do desenvolvimento econômico, não dá exemplo e estabeleceu uma linha divisória entre o Sudeste, Sul e o Nordeste de um lado e o Norte do outro. É a linha de Tordesilhas do sistema financeiro”, comenta o presidente do sindicato, Daro Piffer, que confirma presença na audiência, às 10h e à tarde do mesmo dia, debate o tema: ‘Banco Central: Autonomia, Descentralização e Desenvolvimento equilibrado’,  uma iniciativa do sindicato.

     A proposta da audiência é do deputado estadual Wilson Lisboa, em parceria com a senadora Vanessa Grazziotin, ambos do PCdoB. Segundo a senadora, a direção do BC confirmou que enviará um dirigente. 

    Atualmente, o BC está presente em dez Estados, sendo que na Região Norte a instituição está instalada em Belém (PA). 

    De acordo com o Daro Piffer, a falta de troco em Manaus é uma das consequências da ausência do BC no Estado. 

    “Esse problema é emblemático da necessidade de se ter uma representação do órgão em todas as capitais do país, porque assim, o BC teria condições, infraestrutura inclusive de pessoal para fiscalizar e autuar esse mercado negro do troco”, disse.

    Publicação: SINAL-DIARO-DO-AMAZONAS

    Matéria anteriorAudiência pública discutirá instalação de superintendência do Banco Central em Manaus
    Matéria seguinteSindicato quer instalação do Banco Central em Manaus