Sindicato quer instalação do Banco Central em Manaus

    Banco Central lançou boletim para alertar sobre consórcios no país

    Apenas nove capitais brasileiras contam com a presença do Banco Central, e a apenas uma no Norte, Belém (reprodução brasil.gov.br)

    Na próxima segunda-feira (3), às 10h, acontecerá uma audiência pública no Plenário Rui Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para debater a instalação de uma Superintendência Regional do Banco Central (BC) em Manaus. A audiência foi proposta pelo deputado Wilson Lisboa em parceria com a senadora Vanessa Grazziotin e reunirá representantes de entidades de classe, bancos regionais, setor produtivo e do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

    “A direção do BC foi convidada e será muito importante que participem”, disse Vanessa. O BC confirmou a presença de um representante.

    Ainda no dia 3, às 15h o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central debaterá o tema “Banco Central: autonomia, descentralização e desenvolvimento equilibrado” no hotel Blue Tree Premium.

    O debate abordará os reflexos da presença do BC para a economia e para o consumidor bancário como o estímulo à criação e apoio ao funcionamento de cooperativas de crédito, canal de reclamação do correntista, promoção da inclusão financeira, aceleramento da atividade bancária, atraindo novos bancos e agências para a região , fomento de crédito, entre outros benefícios.

    Com sede em Brasília, o BC possui agências em Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Belém, única cidade do Norte com uma agência. Em Manaus, a necessidade da vinda do BC se dá pelo fato da capital amazonense abrigar o Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos mais expressivos centros industriais da América Latina e que vem tendo uma crescente movimentação de recursos. A presença do banco também traria maior fiscalização para o Estado, desburocratização de processos e facilidade no acesso do sistema financeiro do BC.

    De acordo com Djalma Alves, Diretor administrativo e financeiro da Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob Cred Am) a vinda do Bc iria facilitar processos que hoje precisam ser encaminhados para sedes em Recife, Belém ou Fortaleza . “Um órgão regulador e fiscalizador como o Banco Central iria minimizar a burocracia e facilitar a nossa vida. Na questão de eleição de cooperativa de crédito, recomposição de diretores membros estatutários, por exemplo, você prepara o processo, envia pelo correio e quem cuida é o BC do Recife. Tem processo que demora mais de um ano para ser homologado”.

    Publicação: jorrnal_a_critica_sindicato_quer_bc_em_manaus

    Matéria anteriorALE e servidores do Banco Central avaliam instalação de uma unidade local
    Matéria seguinteAusência do Banco Central prejudica setores no AM