Álvaro Campelo vai acionar presidente do Banco Central para resolver problema da escassez de moedas em Manaus

    A declaração de Álvaro Campelo foi dada durante a reunião que o vereador manteve com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Piffer - Foto: Moisés Rodrigues/CMMO presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (COMDEC/CMM), vereador Álvaro Campelo (PP), enviará um ofício para solicitar que o titular do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, tome as medidas necessárias para resolver o problema da falta de moedas na capital amazonense. Segundo ele, a instituição não pode se omitir diante de um assunto que tem afetado o comércio local.

    “Esperamos que essas providências sejam tomadas, pois o problema da escassez de moedas tem prejudicado comerciantes e consumidores da cidade”, afirmou o parlamentar.

    A declaração de Álvaro Campelo foi dada durante a reunião que o vereador manteve com o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Piffer, na manhã desta quinta-feira (6), na CMM.

    Por sua vez, Daro apontou que a política de contenção de gastos foi o principal motivo para a redução de moedas em várias capitais brasileiras, incluindo Manaus. Segundo ele, houve um corte orçamentário de quase 70% na produção de moedas no país. “No ano passado, o Banco Central tinha um orçamento superior a R$ 1 bilhão para compra de moedas e, neste ano, esse valor foi reduzido para aproximadamente R$ 300 milhões. A falta de encomenda resultou na escassez de moeda no mercado brasileiro”, destacou o presidente do Sinal.

    Debate

    O vereador Álvaro Campelo foi o autor de uma reunião realizada, no último dia 16 de outubro, no seio da COMDEC/CMM, para debater a falta de moedas em Manaus. A audiência contou com a presença de representantes do Sindicato dos Lotéricos, do setor comercial e de instituições bancárias.

    Segundo os comerciantes, a escassez de moeda gera dificuldades para o cumprimento da Lei nº 1.797/2013 – a chamada ‘Lei do Troco’-, aprovada, no ano passado, para garantir que o consumidor receba de forma correta o seu dinheiro na hora de efetuar uma compra ou adquirir um serviço em Manaus. Com a nova regra, os estabelecimentos comerciais da cidade estão proibidos de substituir o troco em dinheiro por outros produtos como balas e chicletes sob pena de sofrerem multas.

    Fonte: Câmara Municipal de Manaus

    Matéria anteriorPerspectivas da Agenda Semanal dos Poderes
    Matéria seguinteAudiência pública com intuito da Criação de uma Regional do Banco Central no Estado do Amazonas