Arida defende BC independente

    O economista Persio Arida, sócio do BTG Pactual, defendeu ontem a independência do Banco CENTRAL (BC). De acordo com ele, a experiência demonstra que bancos centrais independentes diminuem o custo de financiamento do Tesouro.

    “A questão não é só assegurar que a inflação esteja na meta mas também diminuir os custos de financiamento”, disse Arida, que foi presidente do BC em 1995.

    Em evento promovido pela agência de notícias “Bloomberg”, o economista afirmou acreditar que ainda é necessário manter o sistema de metas de inflação no Brasil, uma vez que o país passou por uma trajetória de alta.

    Para ele, a inflação, entre outros motivos, é um dos pontos que têm causado a queda da confiança do mercado. Por outro lado, Arida classificou o ambiente externo como favorável ao Brasil, embora a normalização das taxas de juros nos Estados Unidos ainda seja um ponto de atenção.

    No entanto, o cenário eleitoral é um inibidor de investimentos no país neste momento, afirmou. Há, segundo Arida, um risco eleitoral implícito nos investimentos, uma vez que ajustes econômicos precisarão ser feitos, independentemente de quem for eleito. “Esse conjunto de incertezas certamente não é bom para o investimento”, disse o sócio do BTG.

    Para Arida, é improvável que haja mudanças estruturais na política econômica para minimizar esse sentimento de risco de investimento no intervalo entre a Copa do Mundo e as eleições. No entanto, o economista ponderou que o cenário é menos complicado para investidores de longo prazo.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorDólar sobe 0,23% após comentários de Tombini
    Matéria seguinteAGU, BC e Febraban vão tentar reverter derrota dos bancos