BC aperta até março e corta Selic em 2016

    Com IPCA pressionado, economistas veem alta da taxa básica para 12,25% nesta semana

    Antonio Perez, Angela Bittencourt e Lucinda Pinto De São Paulo

     

    Em uma rara ocorrência, porém previsível, economistas do mercado financeiro são quase unânimes na descrição dos três próximos movimentos do Comitê de política monetária (Copom).

     

    Na primeira reunião de 2014, nesta semana, o colegiado do Banco CENTRAL (BC) deve aumentar a taxa Selic em 0,50 ponto, para 12,25% ao ano. No encontro de março, o Copom deve promover mais um leve ajuste do juro básico e encerrar o ciclo de alta, estreando longo período de manutenção da taxa, com sinais, contudo, de uma queda inevitável em 2016.

     

    Dos 31 economistas ouvidos pelo Valor, 30 esperam que o Copom anuncie na quarta-feira à noite elevação da taxa básica de 11,75% para 12,25% ao ano. E, a despeito da fraqueza da economia e da crescente confiança em um ajuste fiscal restritivo, a perspectiva da maioria dos analistas (30) é de que BC siga apertando o torniquete monetário. Isso por conta das pressões inflacionárias no curto prazo, como o reajuste das tarifas de energia e de transporte público urbano, e do próprio discurso do BC, garantindo que fará o que for necessário para pôr a inflação rumo à meta (4,5%) em 2016.

     

    Para Paulo Vieira da Cunha, exdiretor do BC e atual chefe de pesquisa macroeconômica do ICE Canyon, depois da alta de 0,50 ponto nesta semana, o Banco CENTRAL encerra o aperto monetário em março, com uma alta final de 0,25 ponto. “Dado que a inflação hoje tem um grande componente de inércia, a batalha será manter a taxa por um longo tempo. As planilhas estão indicando inflação em janeiro acima de 1%. Isso posto, é essencial ao Copom reagir e prevenir os efeitos secundários do reajuste de preços relativos”, afirma.

     

    Para ele, em caso do ajuste fiscal ser bem sucedido, a Selic pode estar abaixo de 10% em 2016.

     

    O chefe de pesquisa do ICE Canyon é um dos 25 analistas (80,6% da amostra) que preveem um processo de afrouxamento monetário ao longo de 2016. Quatro economistas trabalham com Selic estável ao longo do ano que vem e dois ainda não têm projeção. Os economistas do BES Investimentos e da Arsa Investimentos são os que veem a Selic em baixa mais expressiva no ano que vem. O BES projeta 9,50% para dezembro de 2016 e a Arsa espera taxa de 9,75%.

     

    Sérgio Goldenstein, sócio-fundador da Arsa, vai além e acredita que 2015 não terminará sem que o Copom dê início ao relaxamento monetário que será intensificado em 2016. “A taxa Selic encerraria 2015 a 12%, com o processo de relaxamento monetário retomado no último trimestre de 2015. Para o fim de 2016, estimamos Selic a 9,75%.” O gestor da Arsa, que já chefiou o Departamento de Operações de Mercado Aberto do BancoCENTRAL (Demab), conta que a nomeação de uma equipe econômica mais ortodoxa e comprometida com a correção dos desequilíbrios fiscais reforçou a projeção da Arsa de que haverá espaço para redução da Selic no fim de 2015. O economista entende que o ajuste fiscal já sinalizado mitigará o risco de o país perder o grau de investimento, beneficiará as contas externas e complementará o esforço da política monetária, ao contrair a demanda agregada e contribuir para ancorar as expectativas de inflação.

     

    Embora não tenha feito nenhuma alteração nas projeções para a Selic a partir da posse da nova equipe econômica, o economista sênior do BES, Flávio Serrano, afirma que, sendo confirmada uma política fiscal mais restritiva, o cenário econômico do ano que vem já estará um pouco melhor.

     

    Para o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luis Otavio de Souza Leal, com o “mantra do realismo tarifário”, ou seja, o fim do represamento dos preços administrados, abriu-se a possibilidade de o país entrar em 2016 com a inflação convergindo mais rapidamente para a meta (4,5%) “Não teremos mais tanto choque dos preços administrados e a economia continuará com o freio de mão puxado”, diz Leal, que prevê Selic 10,50% no fim do ano que vem.

     

    A economista-chefe do J.P. Morgan, Cassiana Fernandez, destoa e descarta a possibilidade de queda dos juros em 2016. Mas não por falta de confiança nos efeitos do ajuste fiscal. Pelo contrário. Antes da confirmação do time econômico do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, a perspectiva era de que o BC, além de elevar a Selic neste ano, teria que promover um novo ciclo de aperto monetário já na primeira metade de 2016.

     

    “Após a confirmação da equipe econômica ganhamos convicção que o ajuste fiscal permitirá que Banco CENTRAL mantenha os juros em 12,50% ate o fim de 2016″, afirma Cassiana, que prevê elevação da Selic em 0,50 ponto nesta semana e em uma alta derradeira de 0,25 ponto em março.

     

    Segundo Cassiana, como parte do ajuste fiscal passa pela necessidade de aumento das tarifas públicas, como no caso do aumento dos preços de energia para compensar a redução de subsídios ao setor, a inflação tende a permanecer pressionada no curto prazo, o que dificulta a tarefa do BC. Mas no médio prazo, principalmente a partir da segunda metade de 2016, diz a economista, “o impacto do ajuste fiscal sobre a confiança e a expectativa dos agentes” vai mais do que compensar o custo inflacionário no curto prazo” Segundo analistas, é justamente a previsão de um IPCA elevado neste primeiro trimestre que faz com que o BC, a despeito da expectativa de política monetária frouxa nos países desenvolvidos, tenha que continuar a subir a Selic. Os investidores tiraram do radar nas últimas semanas, contudo, tanto a possibilidade de uma alta da Selic em 0,75 ponto nesta semana quanto de taxa básica acima de 13% em dezembro.

     

    Com a iminência da adoção de um programa de compra de bônus soberanos pelo Banco CENTRAL Europeu (BCE) e a perspectiva de que o aumento de juros nos EUA venha mais tarde, a liquidez global deve seguir farta, o que diminui as pressões de alta do dólar e, por tabela, sobre a inflação.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorRelatório do TCU revela que BC deixou R$ 40 bilhões de fora da dívida federal
    Matéria seguinteO janeiro quente e turbulento de Dilma