Carreiras de Estado retomam proposta de negociação salarial

    Representantes da UCE (União das Carreiras de Estado), dentre elas o Sindifisco Nacional, se reuniram na tarde de quarta-feira (12/2) para retomar a proposta de negociação salarial, iniciada em 2012, com a discussão de uma pauta conjunta.

    Dentre os assuntos em comum, estão a busca de uma política salarial permanente com reposição inflacionária; o cumprimento, por parte do Governo, dos acordos e do protocolo de intenções firmados; o reajuste dos benefícios; a definição de data-base.

    O diretor de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, Hélio dos Santos, lembrou da importância da unicidade entre as carreiras devido ao pouco tempo de negociação em virtude das eleições no país e da Copa do Mundo. “A exemplo da Campanha Salarial de 2012, o Governo só nos dará atenção se estivermos unidos. Temos menos de quatro meses para vermos nossas reivindicações atendidas e precisamos lutar a partir de agora pelas demandas que são convergentes”, ponderou.

    Os sindicalistas ficaram de levar às suas bases a aprovação ou não do Fonacate (Fórum Nacional das carreiras Típicas de Estado) à agenda integral do Fórum das Entidades de Servidores Públicos, que já solicitaram audiência à ministra Miriam Belchior, do Planejamento, para apresentar as reivindicações da Campanha Salarial Unificada de 2014.

    Foi sugerida também a realização de um dia de Mobilização em Defesa do Serviço Público a ser promovido pelas entidades do Fonacate ainda em março.

    Os representantes da UCE decidiram pelo encaminhamento de uma solicitação de audiência com o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Sérgio Mendonça, para tratar do assunto e de levar para as bases a proposta de inclusão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06 na pauta de reivindicações. A matéria dispõe sobre a contribuição previdenciária dos aposentados.

    A próxima reunião ocorrerá na quarta-feira que vem (19/2), às 14h30, na sede da Unacon.

    Além do Sindifisco Nacional e do Unacon Sindical, participaram do encontro representantes do Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores), do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho), da Assecor (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento), da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Distrito Federal, do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários) e da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).

    Fonte: Sindifisco

    Matéria anteriorRoteiro de Trabalho da PEC 170/2012
    Matéria seguinteCorrupção trava desenvolvimento