Casa Civil da Presidência da República tem novo subchefe

    Por Antônio Augusto de Queiroz (*)

    O Procurador da Fazenda Nacional, Dr. Jorge Messias, em decreto publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (10/07), foi nomeado pela Presidente Dilma Rousseff novo Subchefe de Análise e Acompanhamento das Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (SAG), tornando-se um dos principais auxiliares do ministro Aloizio Mercadante na tarefa de coordenação do Governo.

    Homem da confiança estrita do ministro Chefe da Casa Civil, Jorge Messias foi Chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação nas gestões de Aloizio Mercadante.

    Tecnicamente preparado e politicamente habilidoso, Messias recebeu muitos elogios em sua passagem pelas duas Pastas não apenas por dar segurança jurídica ao titular do ministério, mas também por propor iniciativas e coordenar seu processo de tomada de decisão e de implementação.

    Na Casa Civil, Jorge Messias tem o desafio de substituir uma das maiores autoridades em Administração Pública Federal, o doutor Luiz Alberto dos Santos, que durante quase 12 anos teve a missão, auxiliado por uma equipe de 40 profissionais dos mais qualificados do País, de analisar o mérito, a oportunidade e a compatibilidade dos atos governamentais (projetos, medidas provisórias, decretos etc) submetidos à assinatura do titular da Presidência da República, além de coordenar a compatibilidade desses atos com as diretrizes governamentais.

    A Subchefia, para cumprimento de suas relevantes funções, está estruturada em quatro núcleos: Política Social, Política de Infraestrutura, Política Econômica, Política de Estado e Governo, numa reprodução micro das funções do Governo. Cada núcleo é coordenado por um subchefe-adjunto e conta com assessores com formação e experiência na formulação de políticas públicas e na resolução de problemas.

    O novo subchefe terá à sua disposição, caso deseje, a quase totalidade da equipe de seu antecessor – formada por profissionais da elite do Serviço Público, com larga experiência em gestão e formulação de políticas públicas – o que, combinado com sua experiência profissional e o fato de gozar da inteira confiança do ministro, poderá facilitar, sobremaneira, sua missão de retomar o protagonismo desse órgão de governo, um dos mais importantes do Palácio do Planalto.

    O profissional Jorge Messias – que também já foi Procurador do Banco Central do Brasil e Coordenador-Geral de Assuntos Societários da União na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – com seus conhecimentos técnicos e habilidades políticas e pessoais, além do apoio incondicional do ministro Mercadante, tem tudo para ter um grande desempenho frente à SAG, contribuindo tanto no mérito, quanto no processo democrático, na formulação de políticas públicas e coordenação governamental. Sucesso ao jovem e talentoso gestor público!

     

    (*) Jornalista, analista político e Diretor de Documentação do Diap.

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorMuita inflação pela frente
    Matéria seguintePrincipais proposições apresentadas de 04 a 10/07/2014