CHAMADA DE CAPA: BC comemora inflação baixa, mas tem que se justificar

    Eduardo Campos e Fabio Graner | De Brasília

    “Inflação baixa é boa e não tem nada de errado com o IPCA de 2017.” A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, durante entrevista em que justificou o descumprimento da meta de inflação em 2017. O IPCA, o índice de preços oficial do regime de metas, ficou em 2,95% no ano passado, abaixo, portanto, do piso de 3% definido pelo Conselho Monetário Nacional. Por causa disso, Ilan enviou carta aberta ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, prestando esclarecimentos.

    Segundo o presidente do BC, a discussão técnica sobre o fato de o IPCA estar ou não dentro dos limites do regime de metas é “secundária”, pois inflação baixa é benéfica para a população. Críticos dizem que o BC teria errado ao manter os Juros acima do necessário, o que teria reduzido o crescimento do PIB durante o ano. “O objetivo é manter a inflação baixa neste e nos próximos anos”, disse.

    Embora tenha ressaltado a necessidade de a política monetária continuar expansionista, ele não quis se comprometer com as recentes mensagens do BC, que indicavam novos cortes de Juros. “Não estamos em momento de reavaliar” a mensagem de política monetária. O BC, disse, vai olhar o comportamento da inflação e da atividade.

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorÍndice fica bem abaixo do previsto no ano anterior
    Matéria seguinteCaixa pode emprestar R$ 2,5 bi a Estados e municípios sem garantias da União