Comissão estratégica do BC e Sinal discutem temas de interesse dos servidores

    Reunião realizada ao fim da tarde de sexta-feira (26) tratou de assuntos como modernização da carreira de especialista, equiparação salarial, PASBC, concurso e flexibilização de horários.

    A comissão estratégica instituída pelo presidente Alexandre Tombini se reuniu na noite da última sexta-feira (26) com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) para tratar de assuntos de interesse dos servidores. Na ocasião, foi mencionada a proposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) de 21,3% de reajuste em quatro anos, sendo 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019 – oferecida a 49 carreiras de servidores públicos federais.
    A proposta ainda será encaminhada para votação em assembleia. O diretor de Administração, Altamir Lopes, ponderou que a discussão de outros itens da pauta, como reajuste dos benefícios, será realizada posteriormente à aprovação do reajuste. “Temos insistido com o ministério para que as questões dos servidores avancem, mas esse realmente é um assunto de alçada daquela pasta”, destacou o diretor.

    PASBC
    O presidente do sindicato, Daro Piffer, levou à reunião a necessidade de melhorias no Programa de Assistência à Saúde do Banco Central (PASBC). “O plano de saúde é uma questão complexa, que envolve outras esferas. Temos, no país, problemas com algumas especialidades médicas, por exemplo. Com relação à cobertura, há a intenção de abrir para os servidores a opção de aderir à Cassi, mas somente em cidades sem cobertura do nosso plano. Isso porque há a preocupação de que a abertura total possa enfraquecer nosso plano. Temos projeto em andamento (PSBC) que fará uma radiografia do programa, tanto do ponto de vista estrutural, quanto atuarial”, detalhou Altamir.

    Concurso e flexibilização da jornada
    A convocação dos selecionados no último concurso também foi tema da reunião. A equipe da Conexão Real apurou nesta manhã a publicação da Portaria nº 252, que autorizou a nomeação de 300 novos servidores, sendo cem deles – 50 analistas e 50 técnicos – excedentes ao previsto no edital.
    O sindicato também levou à mesa a flexibilização da jornada de trabalho. “Esse é um assunto a ser discutido no próximo ano. Em outubro desse ano deveremos concluir o sistema de controle de acesso e, então, vamos colocar em audiência pública aos servidores o sistema de controle de frequência e seus desdobramentos”, frisou Altamir.
    Outros assuntos, como equiparação salarial das carreiras e sistema de controle de acesso (raios X) também foram levantados, mas sem aprofundamento. Outras reuniões com o Sinal já estão agendadas ao longo do ano, de acordo com calendário pré-estabelecido, sem prejuízo de novos encontros fora desse calendário, sempre que julgado necessário.

    Fonte: Conexão Real

    Matéria anteriorReajuste custará R$ 32,2 bi
    Matéria seguinteJuros e dólar caem apesar de tensão externa