Defesa da transparência parlamentar

    Pelos cálculos do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), o voto aberto deverá ser aprovado até o fim do ano, instituindo a transparência total e irrestrita do exercício parlamentar. Essa é a expectativa do congressista. Em entrevista à jornalista Denise Rothenburg, no site www.correiobraziliense.com.br, ele explica ainda que o PSB fechou questão em torno do tema para fazer a proposta de emenda constitucional (PEC) que abre o voto em todos os casos e não apenas para efeito de votações que digam respeito à cassação de mandato, ainda em tramitação na Câmara.

    Na avaliação de Rollemberg, a maioria dos partidos deve fechar com a PEC aprovada na noite de terça-feira pela Câmara, com o voto aberto para tudo, inclusive vetos presidenciais e integrantes da Mesa Diretora das duas Casas, da Câmara e do Senado Federal. “Temos a oportunidade de dar o passo exigido pela população brasileira que é a transparência total e o PSB vai defender o voto aberto em todas as situações”, diz ele.

    Rollemberg considera que o toma lá dá cá em relação aos vetos presidenciais não deve prevalecer, uma vez que o controle maior hoje é da sociedade, que deve saber como o parlamentar vota em todas as situações. No momento da entrevista, ainda não tinha a posição oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, de “fatiar” a proposta oriunda da Câmara, promulgando apenas o voto aberto para efeitos de cassação de mandato, já aprovado pelo Senado. Nesse caso, o restante do texto tramitará normalmente. O PSB, entretanto, defenderá o voto aberto para as demais situações. A entrevista tem cinco minutos e pode ser acessada no site www.correiobraziliense.com.br.

    Matéria anteriorSaída de dólar é a maior para agosto em 15 anos
    Matéria seguintePaís caiu na real