Dilma abre espaço para reajustes de salários na Polícia Federal

    Por Bruno Peres | De Brasília

    A presidente Dilma Rousseff encaminhou mensagem ao Congresso Nacional para permitir que reajustes salariais concedidos a carreiras da Polícia Federal sejam incluídos no orçamento federal deste ano. A alteração à lei orçamentária precisa ser aprovada pelo Legislativo, pois o acordo, iniciado em 2012, foi aceito pelos servidores somente após o prazo para negociação definido originalmente pelo governo, de dezembro de 2013.

    Em 30 de maio, data da mensagem encaminhada por Dilma ao Congresso, a Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério do Planejamento, informou ter assinado termo de acordo de reajuste com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), prevendo um aumento de 15,8% a ser pago até janeiro de 2015 para agentes, escrivães e papiloscopistas.

    De acordo com o Planejamento, o acordo também inclui a classificação dos cargos da categoria como de nível superior, atendendo antiga reivindicação dos policiais federais, e define também a instalação de um grupo de trabalho com o objetivo de estudar a reestruturação da carreira. Na justificativa encaminhada a Dilma, o Ministério do Planejamento diz que a proposta “busca atender a demanda da única categoria de servidores públicos que ainda não tinha sido contemplada com os aumentos salariais e reestruturação de carreiras concedidas aos demais servidores públicos” desde 2012.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorCopa coloca o PIB na retranca
    Matéria seguinteAgenda Legislativa Semanal – 02.06 a 06.06.2014