Dilma vai manter pelo menos doze ministros

    Em um desenho preliminar do novo governo, pelo menos 12 ministros poderão permanecer no segundo mandato, não necessariamente nos mesmos cargos.

     

    Para a Fazenda, entre os nomes já cogitados, o que mais se adapta ao perfil da presidente Dilma Rousseff é o de Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo da pasta.

     

    “Ele já a conhece e sabe em que pontos ela é turrona; e ela também já o conhece e sabe no que ele é turrão. Mas ambos têm uma relação de confiança e isso é fundamental”, apurou o Valor.

     

    Aloizio Mercadante não deve ir para a Fazenda e uma das razões é que não conta com a simpatia de Lula. ALEXANDRE TOMBINI, até o momento, fica no Banco CENTRAL, mas a diretoria deve ser mudada. Entre os ministros que continuam estão Luiz Alberto Figueiredo, do Itamaraty; Mercadante, da Casa Civil; Miriam Belchior, do Planejamento (em outra pasta); e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social.

     

    Por mais que Dilma possa ter mudado, ela não é outra pessoa e não deixará de interferir em áreas que lhe são muito caras, como Minas e Energia e na economia, asseguram assessores. Portanto, o futuro ministro da Fazenda terá de ser alguém com quem ela tenha alguma afinidade e liberdade e isso não ocorreria com nomes como o do presidente do Bradesco, Luiz Trabuco, ou de Henrique Meirelles, ex-presidente do BancoCENTRAL. Estes são nomes que teriam o aval de Lula. 

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorPIB fraco e desonerações tornam cenário para contas públicas mais difícil que em 2011
    Matéria seguinteBC surpreende e eleva juros a 11,25%