Dívida pública federal cai 1,35% em julho

    Laís Alegretti Victor Martins / BRASÍLIA

     

    A dívida pública federal, que inclui o endividamento interno e externo do Brasil, caiu i,35%em julho, para RS 2,17 trilhões, segundo dados doMinistério da Fazenda. Em junho, o estoque estava em R3 2,202 trilhões.

     

    A Copa do Mundo é um dos motivos, segundo o governo, para essa queda, já que a menor quantidade de dias úteis e o menor volume de negociações no mercado reduziram as vendas de títulos públicos. Em julho, também houve um aumento da participação dos estrangeiros na dívida brasileira, a maior já registrada pelo Tesouro Nacional.

     

    A despesa com juros somou RS 21,75 bilhões no mês passado. O coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, afirmou que “já era prevista” a menor venda de títulos em função da Copa. “O mercado estava com interesse desviado para outros assuntos”, disse. Os feriados em algumas cidades também prejudicaram as transações. Sobre o impacto da eleição no mercado de títulos, disse ser difícil estimar o peso de cada fator.

     

    Gringos. Os investidores estrangeiros bateram recorde de participação na dívida pública mobiliária federal interna (DPMFi) em julho. A parcela de papéis na mão desses investidores passou de 18,17% Para 18,52%, somando R$ 385,67 bilhões.

     

    Fernando Garrido disse que o “momento é bom ” para a compra de títulos públicos por causadas elevadas taxas de rentabilidade para o investidor. As taxas de juros, de forma geral, têm tendência de queda. “O mercado entende que a possibilidade de aumento de taxas de juros está menor até 2018. Estão prevendo taxas menores”, justificou.

     

    Metas. As parcelas de títulos atrelados à inflação, à Selic e aos papéis prefixados ficaram fora das bandas do Plano Anual de Financiamento (PAF), que representa a meta do governo para o fim do ano. “Todos (os títulos) estão bem próximos das bandas previstas par ao fim do ano. As estimativas serão cumpridas”, disse Garrido. A parcela de títulos prefixados na dívida caiu de 40,73% em junho para 39,03% em julho e ficou abaixo da banda do PAF, que vai de 40% a 44%. Garrido disse que houve vencimento grande de papéis prefixados por ser início de trimestre.

     

    • Fatia

     

    Em julho, a participação de investidores estrangeiros na dívida pública mobiliária federal interna passou de 18,17% para 18,52%, somando RS 385,67 bilhões.

     

    Fonte: O Estado de S.Paulo

    Matéria anteriorBancos centrais voltam a usar câmbio como ferramenta política
    Matéria seguinteOrçamento de 2015 vai prever ligeiro aumento de receitas