Fed diz que grandes bancos precisam reforçar capital

    Grandes bancos precisam melhorar a maneira como calculam suas necessidades de capital para resistir a crises no futuro, disse ontem o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, citando testes periódicos de reguladoras a respeito da saúde do setor.

    O Fed disse em um documento divulgado ontem que bancos participantes dos testes de estresse mostraram falhas em seu planejamento de capital, como a de mostrarem-se incapazes de mostrar se tinham considerado todos os riscos relevantes para os seus negócios.

    “Grandes empresas bancárias melhoraram consideravelmente seu planejamento de capital nos últimos anos, mas há mais trabalho a fazer”, disse o Fed, neste documento.

    O testes de estresse nos bancos viraram um peça-chave para reguladoras monitorarem a saúde financeira do sistema após a crise de 2007-2009. Os testes determinam se os grandes bancos estão mantendo níveis de capital adequados e como reagiriam a um possível choque no mercado.

    O Fed também usa os testes para decidir se os bancos podem recomprar ações ou pagar dividendos a acionistas.

    Há, no setor financeiro, quem reclame que o banco central americano não tem sido transparente o suficiente sobre o assunto, o que poderia provocar reações.

    Na rodada de testes do mês de março, o Fed reprimiu JPMorgan Chase e Goldman Sachs, baseado em preocupações “qualitativas” sobre planejamento de capital, mesmo com reguladores afirmando que as taxas desses bancos foram aceitáveis.

    O Fed aprovou planos de capital de 14 outras instituições financeiras, incluindo Citigroup e Bank of America, sem restrições. Entretanto, o Fed afirmou ontem que todos os bancos precisavam melhorar seu planejamento em alguns sentidos.

    Reguladores disseram que a próxima sequência de testes começa nos próximos meses. As 18 instituições que participaram neste ano, além de outros 12 bancos com mais de US$ 50 bilhões em ativos, serão incluídas, disse o Fed.

    Reuters

    Matéria anteriorProteção de conteúdo na internet é tema de debate em congresso
    Matéria seguinteReestruturação global reduz lucro e tamanho do HSBC aqui