Fed pode impor restrições a bancos europeus

    Grandes bancos europeus, entre eles o Deutsche bank e o Santander, não deverão passar nos testes de estresse conduzidos pelo Federal Reserve (Fed, o Banco CENTRAL dos Estados Unidos), disseram fontes citadas pela Dow Jones. O resultado dos testes de estresse do Fed deve ser divulgado em 11 de março.

    Resultados preliminares devem sair em 5 de março. 

    O resultado marcaria o segundo ano consecutivo em que grandes bancos estrangeiros deixam de atender às expectativas das autoridades reguladoras americanas quando à gestão de riscos. Os bancos reforçaram seus colchões de capital para assegurar que podem suportar perdas em momentos de turbulência, mas o foco do Fed passou a se voltar mais para questões “qualitativas”, que incluem se os bancos medem com precisão as perdas potenciais em carteiras de crédito, coletam com exatidão dados sobre a exposição a riscos e têm controles internos fortes. 

    Caso não passem nos testes de estresse, as unidades do Deutsche bank e do Santander nos EUA estarão diante de restrições ao pagamento de dividendos para suas matrizes na Europa. O Santander já está submetido a essa restrição, pois não passou nos testes de estresse de 2014. O foco daqueles testes era saber se os bancos tinham capital suficiente para suportar uma recessão de dois anos, mas não avaliou governança, gestão de riscos e outros fatores.

     

    /DOWJONES NEWSWIRES

     

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Matéria anteriorÍndia vai deixar o Brasil para trás
    Matéria seguinteProjeção do mercado para o PIB em 2015 cai pela 8ª semana seguida