FMI estima crescimento menor do país

    RAUL JUSTE LORES
    DE WASHINGTON 

     

    O FMI voltou a reduzir a previsão de crescimento para o Brasil. O organismo agora estima que o PIB avançará 2,3% neste ano (a previsão anterior era de 2,5%) e 2,8% (ante 3,2%) em 2015, segundo o “Panorama Econômico Mundial”, que aponta recuperação econômica global acima do previsto.

    Foi a segunda vez seguida que o FMI reduziu a previsão de crescimento para a economia brasileira em 2014. No relatório de outubro, a previsão caiu de 3,2% para 2,5%.

    A economia mundial deve crescer 3,7% neste ano (a previsão anterior era 3,6%) e 3,9% em 2015.

    Os Estados Unidos, “com crescimento cada vez mais sólido”, segundo o estudo, vão crescer mais que o Brasil –2,8% neste ano e 3% em 2015.

    A China mantem sua suave desaceleração, com expansão de 7,5% em 2014 e 7,3% no ano que vem –em 2013, o país registrou crescimento de 7,6%.

    Os países da zona do euro começam seu lento processo de recuperação, com 1% de alta do PIB neste ano e 1,4% no ano que vem.

    Nações emergentes serão beneficiadas com a retomada dos países ricos, mas sofrerão com o fim da política de estímulos dos EUA, segundo o FMI. Depois de anos de dólares chegando em grandes ondas aos emergentes, há uma grande redução potencial, aponta o relatório.

     

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Matéria anteriorEfeito da inflação nas eleições preocupa Dilma
    Matéria seguinteMissão de BCs ainda não está cumprida