Ibope: Dilma tem 36%; Marina 30% e Aécio 19%

    Na rodada anterior, a petista aparecia com 39%, contra 31% da candidata do PSB e 15% do tucano. As duas candidatas empatam em simulação de eventual segundo turno: 43% a 40% para Marina

    Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) mostra oscilações negativas de Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), e crescimento das intenções de voto em Aécio Neves (PSDB), o terceiro colocado na disputa pela Presidência da República.

    Dilma lidera o primeiro turno com 36%, três pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior do mesmo instituto. Marina alcança 30%, recuo de um ponto. Aécio subiu de 15% para 19%.

    Com margem de erro de dois pontos, para mais ou para menos, o levantamento foi feito entre os dias 13 e 15. A comparação é com a pesquisa do Ibope concluída dia 8.

    Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, há empate técnico: 43% para a candidata do PSB contra 40% para a petista.

    No teste Dilma versus Aécio, a presidente vence por 44% a 37%. No embate final Marina contra Aécio, a vitória é da ex-ministra do Meio Ambiente, por 48% a 30%.

    A avaliação do governo Dilma continua estável. Segundo o instituto, 37% julgam a administração como boa ou ótima.

    Contratado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o Ibope ouviu 3.010 eleitores em todo o país. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00657/2014.

    Dia de campanha
    O sindicato dos funcionários do Banco Central criticou Dilma e Marina por suas posições em relação à autonomia da instituição.

    Em nota, o Sinal (Sindicado Nacional de Servidores do Banco Central do Brasil) afirma que os funcionários da instituição estão revoltados com as posições e declarações das candidatas.

    De acordo com o presidente do sindicato, Daro Piffer, o corpo funcional do BC foi desqualificado e a lisura do órgão foi colocada em suspeição.
    “O embate político transformou a discussão sobre a autonomia do Banco Central numa sucessão de acusações e impropérios que só visam confundir e ludibriar grande parte dos cidadãos”, diz a entidade, em nota.

    “As duas candidatas deixam a entender que o Banco Central é uma organização amorfa, sem controle, nos quais sua diretoria e seus servidores agiriam como marionetes de interesses escusos, ou de banqueiros ou de políticos.”

    O sindicato afirma que apresentou um projeto de lei que propõe o mandato fixo para a diretoria do BC, com objetivo de proteger a administração contra interferências e pressões ilegítimas.

    Pela proposta, os dirigentes são indicados pelo presidente da República, com mandato coincidente com o chefe do Executivo. (da Folhapress)

    SERVIÇO

    Detalhes da pesquisa
    Você pode obtê-los no site do Tribunal Superior Eleitoral e seguir as instruções ou ir, diretamente, ao link http://bit.ly/1AvoYH1 e preencher os dados divulgados pelo instituto.

    Saiba mais
    1. REJEIÇÃO
    Dilma permanece como a candidata mais rejeitada. A proporção dos eleitores que dizem não votar na presidente de jeito nenhum é de 32%. A taxa de rejeição de Marina é de 14%, e a de Aécio é de 19%.

    2. AVALIAÇÃO
    Os entrevistados que consideram a administração regular passaram se mantiveram em 33%. Já a proporção dos que entendem que o governo é ruim ou péssimo permaneceu em 28%.

    3. OUTROS NOMES
    O candidato Pastor Everal (PSC) está com 1%. Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.

    Fonte: O Povo

    Matéria anteriorServidores repudiam imagem do BC no embate eleitoral
    Matéria seguintePara Arminio, ajuste fiscal de 3% do PIB em 2 anos é possível