Mais de 800 aprovados esperam nomeação

    Em meio à polêmica de contratação de terceirizados para cargos que deveriam ser ocupados por servidores e de limitações para dar posse em ano eleitoral, mais de 800 aprovados em concursos públicos para o Banco CENTRAL, o Banco do Brasil e o Colégio Militar aguardam por nomeações.

    O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco CENTRAL (Sinal) cobra a urgência na nomeação dos aprovados. Segundo Max Meira, presidente do Sinal, apenas 250 pessoas tomaram posse, e existem 785 esperando na fila. “Não é uma questão de melhorar a situação de vida desses candidatos, mas de não querer que a situação da autarquia piore ainda mais”, disse.

    A já servidora pública Vanessa Caliman Donna, 23 anos, passou no concurso do BC, em 2013, fez o curso de formação de duas semanas há seis meses e até hoje aguarda a nomeação. Ela teve sorte, já que, para assistir às aulas, conseguiu dispensa do serviço, mas lembra que nem todos puderam fazer isso. “Como os treinamentos eram realizados em período integral, teve quem pediu demissão do emprego para participar”, contou.

    Justiça

    A prática de recorrer à Justiça para garantir a nomeação não é incomum, garante o advogado especialista em concursos públicos, Max Kolbe, da Kolbe Advogados Associados. Somente no concurso do BB, ele conseguiu colocar dentro da empresa 40 aprovados e estima ter mais de 200 seguindo o mesmo caminho. “A seleção, apesar de ser para provimento de cadastro de reserva, previa 2.558 vagas na homologação. E, ao invés de o Banco chamar os aprovados, contratou duas empresas de serviços terceirizados para desempenhar a mesma função dos escriturários”, explicou.

    O Banco do Brasil explicou que 4.384 aprovados na seleção de 2012 tomaram posse e que as convocações vêm sendo realizadas de acordo com o planejamento estratégico e orçamentário da instituição, não havendo como prever novas nomeações ainda em 2014. O Banco esclareceu também que contrata serviços, e não trabalhadores terceirizados.

    Nas redes sociais, são comuns páginas e grupos para organizar os aprovados e reclamar da demora das nomeações. Um desses grupos é o de aprovados no concurso para professor do Colégio Militar em todo o país. O certame, realizado no ano passado, preocupa os candidatos, que temem perder a oportunidade antes mesmo de tomarem posse, já que o Exército abriu inscrições para processo seletivo de docentes militares. O Centro de Comunicação Social do Exército, no entanto, informou que 46 aprovados já foram nomeados, e que a posse dos demais depende de o Ministério do Planejamento autorizar o preenchimento dos postos.

    O Planejamento explica que sempre autoriza convocações dos aprovados dentro do número de vagas previsto em edital, e que o deficit de pessoal mais acentuado em alguns órgãos exige que se priorize a recomposição de quadros ainda que de forma parcial ou escalonada, conforme as condições orçamentárias.

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorPerspectivas da Agenda Semanal dos Poderes
    Matéria seguinteMedidas do BC injetam R$ 25 bi na economia