Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    Com o início do horário eleitoral de rádio e TV, a semana dará continuidade aos desdobramentos eleitorais e políticos que estavam suspensos em virtude da morte de Eduardo Campos. O Jornal Nacional retomará a série de sabatinas com os candidatos à presidência, a iniciar com a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT). O Senado Federal prepara sessão em homenagem a Eduardo Campos e o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados poderá deliberar o parecer contra dois parlamentares.

    Na segunda-feira (18), o Jornal Nacional da TV Globo dará andamento às sabatinas com os candidatos à presidência da República. A sabatinada da vez será Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição ao Palácio do Planalto. Dilma deveria ter sido entrevistada na última quarta-feira (13/08), porém a série foi interrompida após a confirmação do desastre aéreo que vitimou Eduardo Campos (PSB).

    Por outro lado, a cúpula nacional do PSB realizará reunião para discutir sua chapa para presidente da República, em Recife (PE). Já Aécio Neves (PSDB) participará de visita à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em Santa Marta (RJ).

    No mesmo dia, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) e o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE).

    Na terça-feira (19), iniciará o horário eleitoral de rádio e TV. Assim, as agendas eleitorais tendem a se intensificar. Dilma Rousseff (PT) realizará campanha em Porto Velho (RO) e poderá visitar as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. O candidato do PSDB, Aécio Neves, realizará campanha em Dourados (MS) e Cuiabá (MT). O PSB entregará documento com compromissos da legenda à possível cabeça de chapa da coligação, Marina Silva. Já o candidato do PSC, Pastor Everaldo, será sabatinado no Jornal Nacional.

    A rede Bandeirantes realizará o 1º debate de uma emissora de TV entre candidatos a governador. Os primeiros candidatos a participarem do evento serão do Distrito Federal e do Rio de Janeiro.

    No mesmo dia, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) poderá analisar inquéritos contra alguns políticos, a saber: deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), senador Lindberg Farias (PT/RJ) e senador licenciado Ivo Cassol (PP/RO). Já a 2ª Turma analisará inquéritos contra os deputados João Lyra (PSD/AL), Augusto Coutinho (SD/PE) e Jânio Natal (PRB/BA).

    Por fim, a FGV divulgará o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) das capitais do país. E o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o resultado de sua Pesquisa Mensal de Serviços.

    Na quarta-feira (20), o Senado Federal realizará sessão especial em homenagem a Eduardo Campos. Por outro lado, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados poderá votar o parecer do relator Júlio Delgado (PSB/MG) contra o deputado André Vargas (sem partido/PR), e dará andamento ao processo contra o deputado Luiz Argôlo (SD/BA).

    Já a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito da Petrobras (CPMIPetro) colherá os depoimentos de Carlos Cesar Borromeu de Andrade, gerente jurídico internacional da estatal, e de Pedro Aramis de Lima Arruda, diretor de Segurança Empresarial da empresa.

    Voltando para as mobilizações eleitorais, o PSB deverá anunciar o nome de Marina Silva como candidata da coligação à presidência da República e equalizar questões em torno do nome para o vice da chapa. Enquanto isso, Aécio Neves (PSDB) poderá participar de encontro de sindicatos em São Paulo.

    Finalizando o dia, o IBGE divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). O índice tem o objetivo de medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos. A pesquisa é realizada do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.

    A quinta-feira (21) terá dois importantes marcos nos prazos eleitorais: será o último dia para o julgamento, pela Justiça Eleitoral, dos pedidos de registro de candidatura, bem como para eleitores se habilitarem a votar em trânsito para presidente.

    O candidato Aécio Neves (PSDB) realizará campanha em Natal (RN). Em seguida, o candidato seguirá para Pombal (PB). Mais tarde, será a vez do candidato do PSC à presidência, Pastor Everaldo, ser sabatinado pelo Jornal Nacional da TV Globo.

    Outros dois índices poderão ser divulgados. A FGV divulgará a prévia da Sondagem da Indústria. Já o IBGE apresentará o resultado da Pesquisa Mensal de Emprego.

    Na sexta-feira (22), Aécio Neves (PSDB) realizará campanha em Uberlândia (MG).

    No cenário econômico, o Banco Central (BACEN) divulgará o relatório sobre as contas externas do país em julho. Já a FGV apresentará o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores.

    No sábado (23), será o último dia para a coligação PSB-PPS-PRP-PPL-PHS-PSL protocolar o perdido do registro da sua nova candidatura à Presidência. Enquanto isso, a candidata Dilma Rousseff (PT) fará campanha em Porto Alegre (RS). Aécio (PSDB) participará de eventos eleitorais em Salvador (BA) e Iguatu (CE).

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorEconomistas revisam PIB e falam em “recessão técnica”
    Matéria seguinteMais de 800 aprovados esperam nomeação