Obama indica Janet Yellen para presidir Fed

    Economista será primeira mulher a assumir a presidência do BC dois EUA em cem anos

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, indicou ontem Janet Yellen para o cargo de próxima dirigente do Federal Reserve (Fed), o banco central do país, sucedendo o atual presidente Bem Bernanke, que deixa o cargo em janeiro. O nome de Yellen, que é uma das vice-presidentes do Fed, será submetido à aprovação do Senado norte-americano. A escolha de Yellen agradou os mercados e fez as bolsas subirem nos principais centros financeiros. A expectativa é de que a nova presidente do Fed conduza em ritmo moderado a retirada do programa do BC de estímulos monetários que injeta mensalmente US$ 85 bilhões na economia.

    Em um evento na Casa Branca, o presidente Barack Obama afirmou que Janet Yellen provou ser uma líder que sabe construir consensos ao gerenciar o duplo mandato da autoridade monetária de controlar a inflação e aumentar o emprego. Ele pediu ao Senado que confirme Yellen no cargo o mais rápido possível. Considerada uma keynesiana (adepta da corrente de pensamento do economista britânico John Maynard Keynes, que acredita no poder do Estado para guiar mercados), Yellen tem 67 anos e entrou no Fed em1970, já doutora pela universidade de Yale.

    Seu perfil é classificado como progressista na ideologia e democrata na política Ao ser apresentada pelo presidente norte- americano, Janet Yellen, disse que dará o melhor de si para promover pleno emprego, preços estáveis e um sistema financeiro forte e estável se for confirmada pelo Senado para comandar o banco central norte-americano. Segundo Yellen, os Estados Unidos fizeram progresso na recuperação da crise financeira, mas ainda há mais a ser feito. “Muitos norte-americanos ainda não conseguem encontrar um emprego e preocupam-se com como vão pagar suas contas e prover para suas famílias.

    O Federal Reserve pode ajudar se fizer seu trabalho de maneira eficaz”, afirmou. Se confirmada pelo Senado americano, Yellen será a primeira mulher a presidir o banco central norte-americano em cem anos de história da instituição e primeira democrata escolhida para ocupar a função desde Paul Volcker ser nomeado pelo presidente Jimmy Carter em 1979. O presidente Barack Obama elogiou o atual chairman do Fed Ben Bernanke, afirmando que ele foi uma “voz da sabedoria”em um momento de volatilidade nos mercados e que ajudou a dar força à economia norte-americana em sua pior recessão desde a Grande Depressão.

    “Ben tomou ações precisas em momentos muito difíceis para que a crise não fosse pior. Incentivou o crescimento e o emprego. Teve uma atuação memorável no Fed devido à sua maneira inteligente de conduzir a política econômica do país”, disse Obama. No Brasil, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a indicação de Janet Yellen não deve ser o motivo do adiamento da “desativação dos estímulos” do Fed à economia norte-americana. Segundo Mantega, que prevê a manutenção do programa até o próximo ano, “o que vai adiar a desativação dos estímulos é o baixo crescimento da economia americana, que não tem sinais de vigor”. Redação com Agências

     

    Fonte: Brasil Econômico

    Matéria anteriorComissão do Senado aprova Orçamento impositivo
    Matéria seguinteSelic ficará estável em 2014