Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    A segunda semana de julho e a última da Copa do Mundo de Futebol no Brasil tende a ser pouco movimentada nos poderes da República. No cenário político, agora com as alianças chanceladas pelas convenções partidárias, os candidatos ao palácio do Planalto devem intensificar suas agendas pelo país dando início as campanhas eleitorais. No poder Executivo, a presidente Dilma cumprirá algumas agendas internas. No Legislativo, apesar de algumas comissões terem convocado suas reuniões, a tendência é que o quórum de parlamentares seja prejudicado.

    Na segunda-feira, 07/07, logo pela manhã, a presidenta Dilma Rousseff se reunirá com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e, posteriormente, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann.

    O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgará pesquisa sobre o preço da cesta básica e o custo de vida na cidade de São Paulo. Já o Banco Central anunciará os dados das estimativas do mercado pelo Boletim Focus.

    No cenário político-eleitoral, o presidenciável tucano, Aécio Neves, promoverá encontro com os coordenadores de sua campanha, em São Paulo. O postulante do PSB, Eduardo Campos, se reunirá em Brasília com os presidentes dos diretórios estaduais de sua legenda. Já a candidata do PSOL, Luciana Genro, fará campanha na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro.

    Na terça-feira, 08/07, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciará o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de junho. O índice mede a variação dos custos dos gastos das pessoas que ganham de um a 40 salários mínimos e que residem nas áreas urbanas. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

    Ao longo do dia a Receita Federal deve liberar consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física de 2014, serão liberados R$ 1,6 bilhão para 1.060.473 contribuintes. Ainda na terça-feira, a justiça eleitoral convocará partidos e emissoras de rádio e TV para definir o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as eleições.

    Na quarta-feira, 09/07, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás no Senado Federal ouvirá os Senhores José Maria Rangel, presidente do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, acerca das falhas de segurança em plataformas de exploração de óleo e gás, e Glauco Colepicolo Legati, gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da estatal, sobre a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Já a CPI Mista da Petrobras poderá votar requerimentos sobre novas convocações e de quebra de sigilos fiscal e telefônico de pessoas investigadas.

    O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados promoverá a oitiva de testemunhas arroladas nos processos contra os deputados André Vargas (Sem Partido/PR) e Luiz Argôlo (SD/BA), ambos investigados pelas ligações com o doleiro Alberto Youssef. Também na quarta-feira, o IBGE divulgará, ainda, o levantamento sistemático da produção agrícola brasileira.

    Na quinta-feira, 10/07, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados promoverá audiência pública para instruir o Projeto de Lei (PL) 1028/2011, que dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, possibilitando a composição preliminar dos danos oriundos de conflitos decorrentes dos crimes de menor potencial ofensivo pelos delegados de polícia. Foram convidados o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Marcos Leônicio Sousa Ribeiro; e o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Paulo Roberto D’Almeida.

    No mesmo dia, a justiça eleitoral divulgará a relação de postulantes aos cargos eletivos nas eleições gerais deste ano. Além disso, o IBGE divulgará pesquisa sobre a produção física da indústria regional de maio, e a FGV anuncia a primeira prévia do Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de julho.

    Na sexta-feira, 11/07, a FGV apresentará o Índice de Preços do Consumidor (IPC) da primeira quadrissemana de julho e os indicadores de mercado de trabalho e emprego de junho. Posteriormente, o IBGE divulgará os dados da Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário.

    No domingo, 13/07, a presidente Dilma Rousseff deverá participar da cerimônia da entrega da taça ao campeão da Copa do Mundo de Futebol. São esperados diversos chefes de Estado, na solenidade.

    Segue a agenda legislativa desta semana.

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorRelatório preliminar da LDO 2015 fica para esta semana
    Matéria seguinteDep. Policarpo apresenta emenda para conceder licença classista remunerada aos servidores públicos