Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes DE 29/09 a 03/10

    Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

     

                Na semana que antecede ao primeiro turno das eleições, temas não eleitorais deverão ganhar destaque. No Poder Executivo, o Ministério da Fazenda anunciará medidas de estímulo às exportações. No Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, poderá decidir se será ou não aberto inquérito contra parlamentares citados na delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. No Legislativo, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados poderá anunciar comunicações referentes ao processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB/RJ) e fazer a leitura, discussão e votação do parecer do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) sobre os processos contra o deputado Luiz Argôlo (SD/BA).

                Nesta segunda-feira (29), a Presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, participará de comício em Campos Limpo, São Paulo. No mesmo estado estará Aécio Neves, candidato à presidência pelo PSDB, que participará de ato com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). À tarde, Aécio segue para Minas Gerais, onde fará campanha em Uberlândia e em Belo Horizonte. Já Marina Silva, candidata do PSB, fará campanha em Recife.

                Em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reunir-se-á com Benjamin Steinbruch, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), e com Robson de Andrade, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), para anunciar medidas de estímulo às exportações

    Ao longo do dia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a Pesquisa Industrial Mensal sobre Produção Física. Já a Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentará o resultado da Sondagem da Indústria. Também está prevista a divulgação de nova pesquisa eleitoral pelo instituto Vox Populi.

    Na terça-feira (30), data a partir da qual nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, Marina Silva estará em São Paulo, onde, ao lado de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, reunirá outros apoiadores à sua campanha à Presidência da República. No Rio de Janeiro, Aécio Neves fará campanha no mercado Madureira. Durante a terça-feira, também poderão ser divulgadas pesquisas dos institutos Ibope e Datafolha para a Presidência e para os governadores dos estados.

    Na quarta-feira (1), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados poderá anunciar comunicações referentes ao processo contra o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB/RJ), bem como fazer a leitura, discussão e votação do parecer do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) sobre os processos contra o deputado Luiz Argôlo (SD/BA). No mesmo dia, a FGV divulgará sua Sondagem de Serviços

    Na quinta-feira (2), último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de comícios com aparelhagem de sonorização fixa, as campanhas eleitorais deverão atingir seu clímax. Além da divulgação de nova pesquisa pelo Ibope, os presidenciáveis se enfrentarão no último debate antes da realização do primeiro turno das eleições. O confronto vai ao ar pela Rede Globo às 22h50.

    Na sexta-feira (3), data limite para a divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e na reprodução de jornais impressos na internet, Marina Silva fará campanha no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em São Paulo. Dilma Rousseff, que também estará na capital paulista, fará caminhada pelo centro da cidade.

    Sábado (4) será o último dia para a propaganda eleitoral com uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre às 8h e às 22h. Será, também, o último dia para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

    Matéria anteriorRiscos do dinheiro
    Matéria seguinteToffoli quer reduzir e mudar formato do horário eleitoral