Presidente recebe seis centrais sindicais na companhia de Lula

    Por Carmen Munari | De São Paulo

    Sindicalistas de seis centrais sindicais têm encontro com a presidente Dilma Rousseff amanhã em São Paulo para externar apoio à sua candidatura à reeleição. Em menos de uma semana, este é o segundo evento com sindicatos que Dilma participa. Na sexta-feira, a presidente compareceu a ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Guarulhos (SP).

     

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez a ponte com integrantes da Força Sindical, participa do evento. O principal líder da Força, Paulo Pereira da Silva, do Solidariedade, e o presidente da entidade, Miguel Torres, declararam apoio ao candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves.

     

    “Na nossa central não temos um partido único”, disse João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força que estará presente no encontro com Dilma. Na central convivem PSDB, PT, PDT, Solidariedade, explicou.

     

    Além da CUT e da Força, participam do evento, marcado para as 18h no Ginásio da Portuguesa, integrantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central de Sindicatos Brasileiros (CSB). Essas centrais representam 6,5 milhões de trabalhadores sindicalizados, segundo dados da CUT, a única a decidir por unanimidade pela adesão a Dilma. A campanha petista não deve contar com tantas adesões exatamente pelas divisões internas desses organismos.

     

    Os sindicalistas vão entregar a Dilma uma pauta de reivindicações, algumas delas já enviadas na campanha da primeira eleição, em 2010, e não atendidas como a redução da jornada de trabalho e o fim do fator previdenciário. Entre os pontos positivos estão a criação de novos empregos, a correção da tabela do Imposto de Renda para a participação nos lucros e a extensão aos empregados domésticos dos mesmos direitos dos demais trabalhadores.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorPIB do Brasil entre os piores da América Latina
    Matéria seguinteGrevistas e IBGE negociam fim da paralisação