Grevistas e IBGE negociam fim da paralisação

    Daniela Amorim Idiana Tomazelli / RIO

     

    Funcionários em greve do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tentam assegurar hoje a readmissão de cerca de 200 trabalhadores temporários que não tiveram seus contratos renovados depois de terem aderido ao movi mento grevista. A presidente do órgào, Wasmália Bivar, e o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, se reúnem às i5h com representantes do sindicato de servidores, o Assibge-SN, para negociar uma solução que dê fim a mais de dois meses de paralisação.

     

    O IBGE reconhece que cerca de 180 temporários não tiveram o contrato renovado desde o início da greve. No entanto, o órgào alega que a decisão foi tomada com base na queda da produtividade desses funcionários, o que estaria previsto no contrato firmado entre as partes.

     

    A greve, iniciada no fim de maio, já impediu a divulgação da taxa de desemprego para as seis principais regiões metropolitanas do País.

     

    Os dados de Salvador e Porto Alegre nào ficaram prontos a tempo por dois meses consecutivos, referentes a maio e junho. Diante da urgência de garantir a readmissão dos dispensados, os grevistas reduziram a pauta de reivindicações.

     

    Fonte: O Estado de S.Paulo

    Matéria anteriorPresidente recebe seis centrais sindicais na companhia de Lula
    Matéria seguinteA “moderação” de Tombini